Mecano terapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REABILITAÇÃO NEURO FUNCIONAL EM PACIENTE COM HEMIPLEGIA ESPÁSTICA COM SEQUELAS DE AVC
AUTOR: sharlison Raimundo fontes
Resumo:
A hemiplegia é um dos déficits funcionais decorrente ao acidente vascular cerebral, levando a infuncionalidade do membro e a complicações secundarias como o ombro doloroso, que limita as atividades da vida diária e reduz a qualidade de vida. Objetivo apresentarum relato de caso de hemiplegia espástico no decorrer da reabilitação neurofuncional. Materiais e Métodos: um paciente do sexo masculino, com 53 anos de idade, diagnosticado com acidente vascular cerebral, que participou de 9 atendimentos fisioterapêuticos. Resultados houve uma redução do quadro álgico instalado no ombro do paciente, aumento de força em alguns grupos musculares e uma marcha menosabduzida. Conclusão: a fisioterapia é um ótimo tratamento não farmacológico que traz ao portador de uma patologia neurológica, uma prevenção de deformidade, uma melhor independência nas suas atividades diária e uma readaptação física.
          Unitermos: Acidente vascular encefálico. Hemiplegia. Ombro doloroso. Reabilitação neurológica.
 
Abstract
          Hemiplegia is one of the functionaldeficits due to stroke, leading to infuncionalidade limb and secondary complications such as shoulder pain that limits activities of daily life and causing reduced quality of life. Objective to present a case of spastic hemiplegia during the rehabilitation neurofuncionnal. Materials and Methods: A male patient, with 53 years of age, diagnosed with stroke, who participated in nine physical therapy.Results There was a reduction in pain installed on the shoulder of the patient, increases in strength in some muscle groups and a march less abducted. Conclusion: The therapy is a great back that non-pharmacological treatment for patients with a neurological pathology, prevention of deformity, greater independence in their daily activities and physical rehabilitation.
          Keywords: Stroke.Hemiplegia. Painful shoulder. Neurological rehabilitation.

Introdução
    As doenças cerebrovasculares têm grande impacto sobre a saúde da população, situando-se conforme o ano e o Estado da Federação, constitui primeira e terceira principal causa de mortalidade no Brasil (1). É considerada a principal causa de internações, mortalidade e deficiências na população brasileira, superando asdoenças cardíacas e o câncer, as quais são as duas primeiras causas de morte nos países industrializados. (2) Estima-se que cerca de 85% dos acidentes vasculares encefálicos sejam de origem isquêmica e 15% hemorrágicos. Dentre os hemorrágicos, cerca de 10% são hemorragias intraparenquimatosas e 5% hemorragias subaracnóideas. (1)
    O acidente ou ataque vascular cerebral (AVC) também conhecido comoacidente vascular encefálico (AVE) pode ser definido como déficit neurológico focal súbito devido a uma lesão vascular, incluindo lesões causadas por distúrbios hemodinâmicos. (3) A gravidade do quadro e o acometimento funcional variam de acordo com as estruturas vasculares acometidas e com a área encefálica por ela irrigada, podendo gerar déficit cognitivo, sensitivo e ou funcional. (3) Aincidência do acidente vascular encefálico (AVE) duplica a cada década de vida a partir dos 55 anos, sendo a hemiparesia um déficit importante decorrente da lesão. (3) Sendo que 80% do que sobreviventes ao acidente vascular cerebral apresentam déficit funcional. (2)
    O acidente vascular encefálico pode ser classificado como isquêmico, onde a lesão se origina por obstrução arterial gerando uma hipóxia notecido nervoso, hemorrágica onde há o extravasamento dos líquidos para fora dos vasos, gerando compressões no tecido nervoso e o acidente vascular encefálico transitório que é definido como um déficit neurológico focal, de instalação súbita, mas que reverte completamente em até 24h, geralmente nos primeiros 20-30 min. A causa mais comum é a microembolia proveniente de uma placa carotídea. (4)...
tracking img