Maitland

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Lesões e patologias podem produzir disfunções desses movimentos fisiológicos e os mesmos podem ser reestabelecidos através de técnicas de mobilização (movimentos oscilatórios) e manipulação (movimentos de rápida velocidade).
Pesquisas têm mostrado que tal tratamento é muito eficaz. Por exemplo, a terapia manipulativa espinhal (tanto mobilização quanto manipulação) é mais eficazno tratamento da dor lombar do que cuidados médicos e tratamento conservador tradicional.

2. HISTÓRIA E DEFINIÇÃO

O Conceito Maitland é um método fisioterapêutico criado por Geoff Maitland, na década de 60, australiano que estabeleceu a fundamentação da fisioterapia manipulativa.
O método maitland é um método de mobilização e manipulação articular, que é usado paraalongar ou liberar com segurança determinadas estruturas a fim de restaurar os movimentos e o arco de movimento normal, porém as peças articulares só podem ser mobilizadas ou manipuladas nas direções de funcionamento das mesmas. Seu objetivo é produzir uma resposta analgésica e/ou uma melhora na amplitude do movimento.
A técnica thrust (de manipulação) espinhal é empregada através de todas asprofissões de terapia manuais que usam razões diferentes para a seleção de técnica.
A contribuição de Geoffrey Maitland na terapia manual foi classificar os graus de mobilização articular, para que tivesse maior aplicabilidade clínica.
Isto permitiu uma maior confiabilidade e registro adequado da técnica de mobilização empregada nos pacientes. Assim, as mobilizações podem ser classificadas em 4 graus:Grau I: É um movimento de pequena amplitude, realizado abaixo da faixa de resistência e é adequado para o tratamento de condições altamente irritáveis.
Grau II: É uma mobilização de maior amplitude, porém ainda abaixo da resistência do tecido.
Grau III: é um movimento de grande amplitude executado dentro de resistência e geralmente utilizado para melhorar a amplitude de movimento.
Grau IV: éum movimento de pequena amplitude executado dentro resistência, utilizadas para dores crônicas de baixa irritabilidade.
Grau V: é um movimento de pequena amplitude feita em alta velocidade, conhecida como manipulação.
Os graus I e II são usados em quadros analgésicos, já os graus III e IV são utilizados em casos onde a limitação do movimento é o principal fator relacionado ao sintoma.
Oconceito preconiza duas formas de aplicação das técnicas passivas articulares: sustentadas ou oscilatórias, que podem ser utilizadas até através de movimentos passivos fisiológicos e acessórios. A aplicação das mobilizações articulares passivas proporciona ao tecido conjuntivo uma resposta mecânica. Tecidos conjuntivos tais como pele, fáscias, ligamentos, tendões e cápsulas articulares são compostospor tecidos celulares e extracelulares distintos, com diferentes curvas de extensão e carga. A partir da identificação dos tecidos comprometidos, e a partir dessa decisão, é escolhida a aplicação da carga: local, duração e amplitude. A manipulação ( thrust ) fica classificada como grau V; o thrust pode ser usado também como anestesia local já que ativa os mecano receptores que informam ao cérebro efaz feedback com os mecanos sensitivos do cérebro aliviando a dor.
Maitland tem como base à recolocação das estruturas em suas posições normais ou próximos do normal, a fim de aliviar a dor.

3. PROCEDIMENTOS

Existe algo que o fisioterapeuta deve levar em conta antes de iniciar qualquer trabalho de manipulação ou mobilização, o paciente deve ser encaminhado a um medico antes de iniciar otratamento. O sucesso deste tipo de tratamento depende da comunicação entre o médico e o fisioterapeuta, o medico deve relatar ao terapeuta os achados clínicos e as metas gerais do tratamento, pois e necessário saber se o paciente apresenta alguma contra-indicação ao tratamento.
O advento do Conceito Maitland pode ser considerado um dos marcos mais importantes do desenvolvimento da Terapia...
tracking img