Realidade aumentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDES e SANCHES (2008)

REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO DESIGN Bruno Chagas Alves Fernandes Doutorando da Universidade Politécnica da Catalunha brunofer@gmail.com Joaquín Fernández Sánchez, Dr. Professor da Universidade Politécnica da Catalunha Universitat Politècnica de Catalunya Laboratori d'Aplicacions Multimèdia Av. Diagonal 647 - Planta 5 Barcelona 08028 ES

RESUMO Este artigoapresenta o estado da arte da Realidade Aumentada aplicada ao design. São apresentados exemplos de aplicações da Realidade Aumentada em áreas como design de produtos, arquitetura, indústria automotiva, educação e design colaborativo. Também é apresentada uma rápida visão geral sobre as tecnologias envolvidas na criação de aplicações de Realidade Aumentada. PALAVRAS-CHAVE: Realidade Aumentada, RealidadeMista, Realidade Virtual, Design, CAD.

AUGMENTED REALITY APPLIED TO DESIGN ABSTRACT This paper presents a survey on the state-of-art of Augmented Reality applied to design. Some examples of Augmented Reality applications in areas like product design, architecture, automotive industry, education and collaborative design are shown. A brief overview about the technologies involved in the creationof Augmented Reality applications is also presented. KEYWORDS: Augmented Reality, Mixed Reality, Virtual Reality, Design, CAD.

Holos, Ano 24, Vol. 1

28

FERNANDES e SANCHES (2008)

REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO DESIGN

1. INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o estado da arte da Realidade Aumentada aplicada ao design. Tecnologias como o CAD (Computer Aided Design) e a Realidade Virtual(RV) já estão incorporadas nos procedimentos de design. Acredita-se que a próxima tecnologia que surgirá para assistir aos designers será a Realidade Aumentada (RA). O termo Realidade Aumentada se refere a um sistema no qual o meio físico onde uma pessoa se encontra é combinado em tempo real com informações interativas geradas por computador, criando uma percepção ampliada do ambiente ao seu redor[1][2] [3]. A Realidade Aumentada pode ser considerada uma variante da Realidade Virtual. As tecnologias de Realidade Virtual imergem por completo o usuário num ambiente sintético. Enquanto imerso, o usuário não pode ver o mundo real ao seu redor. Ao contrário, a RA permite que o usuário veja o mundo real, com objetos e sons sobrepostos ou combinados a este. Portanto, a RA complementa a realidade,em lugar de substituí-la. Num cenário ideal, o usuário deveria ter a impressão de que os objetos virtuais e reais co-existem no mesmo espaço, sendo muito difícil distinguir o real do virtual. A Figura 1 mostra um exemplo de uma cena de RA. Nela podemos ver uma mesa e telefone reais, porém, a lâmpada e as cadeiras são virtuais.

Figura 1 – Mesa real com cadeiras virtuais. Além de adicionarobjetos a um ambiente real, a RA também tem o potencial de remover objetos desse ambiente. As sobreposições gráficas também podem ser usadas para remover ou esconder partes do ambiente real. Por exemplo, para remover uma mesa de um ambiente real poderia se desenhar por cima da mesa uma representação da parede verdadeira bem como do piso verdadeiro, criando a ilusão de que a mesa não existe [1]. Apesarde possível, a remoção de objetos é uma tarefa bem mais complicada que a adição. Milgram [4] descreve uma taxonomia que identifica como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual estão relacionadas. Ele definiu uma escala que possui dois extremos, de um lado estão os Ambientes Reais e do outro os Ambientes Virtuais, onde a RA é uma parte da Realidade Mista (ou Realidade Misturada), conformeilustra a Figura 2. Tanto na
Holos, Ano 24, Vol. 1

29

FERNANDES e SANCHES (2008)

Virtualidade Aumentada quanto nos Ambientes Virtuais (Realidade Virtual) o ambiente é sintetizado pelo computador, enquanto que na RA o ambiente é real.

Realidade Mista

Ambiente Real

Realidade Aumentada

Virtualidade Aumentada

Ambiente Virtual

Figura 2 – Sequência entre os Ambientes Reais e os...
tracking img