Realidade aumentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REALIDADE AUMENTADA NA PUBLICIDADE:
ESTUDO DE CASO DO EVENTO SKOL SENSATION

Mirela Lanzoni Terce*, Sérgio Iesca Rodrigues**
*mirelalt@yahoo.com.br, **sergioiesca@gmail.com

Abril, 2009

RESUMO. A Realidade Aumentada é uma área recente, porém bastante promissora, que desperta interesses e pesquisas para sua aplicação em diversos campos, e na publicidade não é diferente. Entre os tipos desistema de Realidade Aumentada, o presente artigo foca o Sistema de Visão por Vídeo Baseado em Monitor, e apresenta um estudo de caso, ilustrando teoria e prática na divulgação do evento Skol Sensation, que propõe novas experiências a seu público.

1 INTRODUÇÃO

A Realidade Aumentada é uma área que, apesar de nova, desperta cada vez mais interesses e pesquisas para utilitários e ferramentas aserem empregados nas mais variadas atividades do nosso cotidiano, da medicina aos aparatos militares, da educação ao entretenimento, da publicidade ao comércio, entre outras.

É possível encontrar hoje em dia exemplos variados de tais aplicações, e a publicidade vem descobrindo a Realidade Aumentada como uma promissora ferramenta para a divulgação e o comércio de produtos e marcas.

Estepresente artigo pretende destacar algumas potencialidades das aplicações de Realidade Aumentada especialmente na publicidade, fazendo um estudo acerca da divulgação do evento Skol Sensation, realizado em São Paulo - SP, Brasil, no dia 04/abril/2009.

2 REALIDADE AUMENTADA

2.1 Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada é uma subárea da Realidade Virtual. Enquanto entende-se a Realidade Virtualcomo um ambiente imersivo criado por gráficos tridimensionais gerados por computador em tempo-real; a Realidade Aumentada caracteriza-se pelo predomínio do mundo real sobre o virtual , ou seja, objetos virtuais gerados por computador são sobrepostos em um ambiente real, usando-se, para isso, dispositivos tecnológicos .

Assim, a Realidade Aumentada é um enriquecimento do ambiente real com objetosvirtuais, usando algum dispositivo tecnológico, funcionando em tempo real .

No entanto, essa definição faz parte de um contexto mais amplo denominado Realidade Misturada, que combina o ambiente virtual e o real. Segundo Kirner e Milgram , a Realidade Misturada engloba a Realidade Aumentada, onde o ambiente predominante é o real; e a Virtualidade Aumentada, cuja predominância é do mundo virtual.FIGURA 01 – Ambiente de Realidade Misturada

Desta forma, para Azuma , a Realidade Aumentada “suplementa o mundo real com objetos virtuais que parecem coexistir no mesmo espaço do mundo real”, oferecendo ao usuário uma interação mais segura, já que sempre se faz necessário estar em contato direto com o mundo real, que atua como base e ponto de partida para as aplicações de RealidadeAumentada.

Mais do que permitir a inserção de objetos virtuais no mundo real, a Realidade Aumentada admite o manuseio desses objetos, envolvendo o usuário com a possibilidade de uma interação mais motivadora e atrativa com o ambiente .

Entretanto, para que essa relação seja possível, é necessária a utilização de softwares que analisem os dados recebidos e, com técnicas de visão computacional,reconheçam padrões para inserção dos objetos virtuais no ambiente real.

De acordo com o tipo de display utilizado , envolvendo visão ótica (see-through) ou por vídeo (video-through), os sistemas de Realidade Aumentada podem ser classificados em quatro tipos: sistema de visão ótica direta; sistema de visão direta por vídeo; sistema de visão por vídeo baseado em monitor e sistema de visão ótica porprojeção .

No caso estudado adiante, a divulgação do evento Skol Sensation, utilizou-se a tecnologia de vídeo para a aplicação em Realidade Aumentada, mais especificamente o sistema de visão por vídeo baseado em monitor. O uso da tecnologia ótica exigiria tecnologia e equipamentos bem mais complexos.

2.2 Sistema de Visão por Vídeo Baseado em Monitor

A combinação de objetos reais e virtuais...
tracking img