Rcnei ed infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Núcleo de Ensino a Distância
Curso de Pedagogia – Oferta Especial.

Rosi de Fátima Borges de Ramos.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curitiba - Colombo
2012.
NÚCLEO DE ENSINO Á DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia – Oferta Especial.

Rosi de Fátima Borges de Ramos.

Pólo Curitiba – Colombo.
Turma: 9.100

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTILTrabalho apresentado como instrumento de atividade de produção textual individual do Curso de Pedagogia – Oferta Especial.
Docente: Prof. Rosely Montagnini

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO INFANTIL.

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral desuas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos á infância são reconhecidos. Visa, também, contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.
O RCNEI é uma proposta aberta, flexível , que visa a estruturação eaponta a especificação legal da educação infantil, sendo uma grande vitória para a educação brasileira. É apoiado pela LDB, e serve de subsídio aos que trabalham diretamente com as crianças, é um suporte à ação pedagógica.
Foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente comcrianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Cabe lembrar que foram também os avanços na produção do conhecimento que permitiram uma melhor definição da atual função das instituições de educação infantil. É a partir da consideração das especificidades de desenvolvimento da criança de zero a seis anos de idade que, cuidado e educação sãoconsiderados como indissociáveis nessa fase da vida.
Entretanto, apesar de todos os avanços obtidos, o que se verifica, de modo geral, na realidade brasileira, é um grande distanciamento entre conquistas e as práticas efetivas no dia-a-dia . A realidade é que esses avanços ainda representam muita teoria e pouca prática.
Algumas determinações continuam ainda longe de ser aplicadas nasinstituições de educação infantil.
É importante investir na formação e qualificação do profissional da educação infantil, em especial do profissional que trabalha diretamente com crianças.
É na construção de uma política para a formação desses profissionais que se situam os maiores desafios da educação infantil no momento atual.
Maria Lúcia Machado (1999), a partir de uma posturainteracionista, propõe que o educador seja um mediador eficiente das interações entre as crianças, sendo capaz de organizar ambientes que promovam essas interações, além de trazer sempre um elemento de conhecimento novo. O peso da importância do educador é assumido no ponto de vista de Moysés Kuhlmann Jr (1999) que, ao refletir sobre a formulação de propostas pedagógicas que tomem como ponto de partida acriança, alerta-nos o seguinte: “não é a criança que precisaria dominar conteúdos disciplinares, mas as pessoas que as educam” (p.65).
Diante desses entraves, bem como da realidade do atendimento, que permanece em muitos casos alheia aos avanços na área, acreditamos que, nesse momento, faz-se necessário redefinirmos as questões e as bandeiras levantadas na educação infantil, direcionando nossoolhar para o distanciamento entre discurso e prática e a sua necessária reflexão para que os avanços não fiquem restritos ao papel, beneficiando efetivamente nossas crianças.

MOVIMENTO

As crianças se movimentam desde que nascem, estão sempre em movimento, engatinham, caminham, correm, saltam, brincam, etc.
O movimento tem como objetivo disciplinar, abranger posturas corporais, as funções...
tracking img