A infancia hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Falar da infância hoje ou em tempos passados, não é tarefa fácil, no entanto, também é muito desafiador, pois ao voltarmos nosso olhar à criança a fim de entendê-la e compreendê-la constitui-se uma tarefa grandiosa, e ainda mais quando a olhamos com olhos de quem quer vê-la enquanto criança, protagonista de sua própria história, compreendendo-a no sentido amplo, percebendo suas necessidades,prioridades, medos e frustrações. Não podemos esquecer que independente de época,tempo e espaço, crianças são sempre crianças,apenas o que as difere são os diferentes momentos históricos,pensamentos e olhares, voltados para esta fase da vida. Ressaltando, que por muito tempo os historiadores consideravam a história da infância das crianças como indigna de ser estudada. Mas com a expansão da educaçãoinfantil no mundo todo nas últimas décadas é sobejamente conhecida, no Brasil, em 1971 com a formulação da lei n. 5.692 definiu-se que as crianças de idade inferior a 7 anos, recebessem educação em escolas maternais, jardins de infância ou instituições equivalentes. E depois disso também ouve um avanço bastante significativo com a Constituição Federal de 1988 que a educação infantil passou a ser umdever do Estado e um direito da criança (art.208, inciso IV), e em seu art.205 destaca que é um direito de todos, e no art.227, a criança e o adolescente são entendidos como prioridade nacional. Também temos o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 que destaca o direito da criança a este atendimento. A lei 8.069/90, ao regulamentar o art.227 da Constituição Federal (BRASIL, 1988) na qualinsere as crianças no mundo dos direitos humanos, posteriormente em 1996 a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Lei n.9.394, considera a Ed. Infantil como primeira etapa da educação básica, conforme descrito no art. 29. E para somar tudo isso em 1998 o Ministério da Educação elabora um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil(RCNEI), visando“contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania pelas crianças brasileiras”(BRASIL,1998ª,p.13).Este documento pretende “ apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos àinfância são reconhecidos”(BRASIL, 1998,p.3).O RCNEI foi elaborado num período em que as creches e pré-escolas buscavam interligar educação com cuidados e também interligando estas práticas com as brincadeiras.Este documento concretiza-se enquanto instrumento de reflexão,orientando os objetivos e conteúdos, veio como um facilitador do trabalho docente trazendo muitas orientações didáticas. ORCNEI tem o educar como um papel essencial no contexto da educação pois prevê:
Propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e de confiança, e o acesso, pelas crianças aosconhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (BRASIL, 1998ª, p.23).
Desta forma percebesse que o RCNEI ressalta a importância pelo que a criança sente, pensa, o que sabe sobre si e sobre o mundo, suas ações e reações e também suas necessidades, ressaltando também a importância de integrar o cuidar, o educar e o brincar e o mais importante vê-se estas, como praticas indissociáveis na Ed.infantil.No meio de tudo isso, para que esse educador possa realizar um bom trabalho e obter um ótimo resultado com as crianças entra uma parte bem importante que é o planejar, o avaliar. Como esta criança chegou aqui, de onde ela veio, familiares, meio social, o que devo e o que posso trabalhar com ela, traçar metas, objetivos principais, individual e no grupo. Como ela esta hoje? Enfim, para que...
tracking img