Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO

A palavra economia vem do termo grego e pode ser entendido como aquele que administra o lar. Embora pareça estranho, é certo que os lares e as economias tem muito em comum, pois tal como uma família ,uma sociedade também se depara com muitas decisões. Assim, podemos dizer que economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens como valor ede como os distribuem entre os vários indivíduos.
Em resumo a economia é apenas um grupo de pessoas que interagem umas com as outras.
Como iremos ver o segundo Princípio da economia por Mankiw fala sobre “o custo de alguma coisa é aquilo que se desistiu de obter”.
Para se fazer uma escolha, é preciso sacrificar uma outra, isto é, existe um custo.
Quando um pessoa decide se vai comprar umautomóvel ou ir para a faculdade, em qualquer um dos casos, deve ponderar qual o custo da decisão que temos de oportunidades perdidas.
Assim, defini-se o custo da alternativa perdida como custo de oportunidades, isto é o valor do que melhor deixamos para fazer o que fizemos
Nos tópicos á seguir continuaremos a aprofundar o entendimento desse Segundo Princípio.

AS PESSOAS ENFRENTAM TRADEOFF

“Nadaé de graça”. Esse princípio explica um pouco sobre os TRADEOFFS que enfrentamos no dia a dia. Como as pessoas enfrentam o trandeoff, a tomada de decisões exige nos comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativa de ação. Em muitos casos, contudo, o custo de ação não é tão claro quanto pode parecer à primeira vista. Através desse estudo explicaremos um pouco que às vezes é precisofazer certos sacrifícios para conseguirmos algo, ou seja, desta forma para se fazer uma escolha é preciso sacrificar uma outra , isto é , existe um CUSTO X BENEFÍCIO.
Consideramos, por exemplo, a decisão de ir a faculdade. Os benefícios principais são o enriquecimento de uma vida com melhores oportunidades de emprego. Mas qual é o custo? Para responder a essa pergunta, você talvez sinta-se tentadoa somar s gastos que tem com anuidades, livros, moradia e alimentação. Mas, na verdade, esse total não representa aquilo que você sacrifica para passar um ano na faculdade.
Há dois problemas com esse cálculo.

1º PROBLEMA

Ele inclui algumas coisas que não são, na verdade, custos para frequentar a faculdade. Mesmo que você abandone os estudos, precisará de um lugar para dormir e de comidapara se alimentar. Os custos de moradia e alimentação somente serão custos se forem mais caros na faculdade o que em outro lugar.
2º PROBLEMA

Esse cálculo ignora o maior custo de cursar a faculdade – o tempo. Quando você passa um ano assistindo as aulas, lendo livros e fazendo trabalhos, não pode dedica esse tempo a um emprego. Para a maioria dos estudantes, os salários que deixam de ganharenquanto estão na faculdade são os principais custos de sua educação.

TOMADA DE DECISÕES

A Tomada de decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Em muitos casos, contudo, o custo de alguma ação não é tão óbvio como poderia aparecer à primeira vista.
Mankiw cita o exemplo de fazer uma faculdade, as despesas que irá ter com livros, moradia, alimentação, porexemplo. No entanto a princípio são custos comuns, já imaginados por alguém que esta prestes a cursar uma faculdade, no tempo que irá abrir mão ao invés de se dedicar mais ao emprego e poder estar perdendo uma promoção.
Pois você estudando irá adquirir conhecimento e não estudando você poderá perder a oportunidade de ocupar um alto posto dentro da empresa.
Dessa forma precisamos fazer escolhas,ponderando qual o custo da decisão em termos de oportunidades perdidas.
Isto se define como o custo da alternativa perdida e como o custo de oportunidade.
*CUSTO DE ALTERNATIVA PERDIDA: é o custo de oportunidade que deixamos de tratar.
EX: Estudantes que deixam de ganhar seus salários por estarem na faculdade.
*CUSTO DE OPORTUNIDADE: é aquilo que se abre mão para se obter alguma coisa.
O...
tracking img