A importancia do brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A IMPORTANCIA DO BRINCAR

A educação da criança inicia no berço, os pais não percebem que a todo tempo em todos os seus gestos e comportamento a criança esta atenta ao seguir o modelo que lhe tem a frente, ou seja, seus pais, quando a criança passa a frequentar a escola teremos o mesmo processo.
Para Aranha (2006), a família tem um papel fundamental, pois constitui o meio em que a criançadeve se desenvolver e aprender a se relacionar com a sociedade, ao mesmo tempo constrói uma base de segurança física, econômica e afetiva, até que alcance a fase adulta. A criança tem na família sua principal referência.
A creche deve ser vista como um espaço educativo privilegiado para as crianças, tendo como papel fundamental o desenvolvimento das mesmas, pois é um meio diversificado e rico,um espaço de convivência e partilha do cuidado e da educação das crianças com suas famílias. Para que a Educação Infantil tenha qualidade, a brincadeira é um elemento essencial, já que é por meio de brincadeiras que as crianças expressam sua criatividade e imaginação, interagindo com adultos e crianças aprendendo por meio da mediação com o outro.

A cultura escolar incluiutambém a dimensão afetiva. A aprendizagem de conceitos, habilidades e valores envolve sentimentos, emoções, ligadas às relações familiares, escolares e aos outros ambientes em que os alunos vivem. Proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa supõe da parte do professor conhecer e compreender motivações, interesses, necessidades de alunos diferentes entre si, capacidade de comunicação com omundo do outro, sensibilidade para situar a relação docente no contexto físico, social e cultural do aluno. (LIBANÊO, 2004, p.44)

De acordo com Faria (2002), brincar com as crianças é permitir o tempo necessário para que elas possam criar, requer do adulto e educador conhecimento teórico sobre o brinquedo e o brincar sem interferir em determinadas atividades infantis, além da disponibilidade paraaprender a brincar.

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vinculo essencial com aquilo que é o “não - brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediataque lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das idéias, de uma realidade anteriormentevivenciada. (RCNEI, vol.1,2001,p. 27)

Quando a criança brinca, os sinais, gestos podem significar outra coisa daquilo que aparenta serem, elas recriam e repensam os acontecimentos, mas estão apenas brincando, transformam seus conhecimentos adquiridos em conceitos, portanto pode-se criar um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo, a brincadeira também favorece a auto-estima dascrianças. De acordo com o RCNEI.

O brincar apresenta-se por meio de varias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados. Essas categorias incluem: o movimento e as mudanças da percepção resultantes essencialmente da mobilidade física das crianças; a relação com os objetos e suas propriedades físicas dascrianças; a relação com os objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e associação entre eles; a linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para brincar; os conteúdos sociais, como papéis, situações, valores, atitudes que se referem à forma como o universo social se constrói; e, finalmente, os limites definidos pelas regras, constituindo-se...
tracking img