Cromo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cromo
- Introdução:
O cromo é um metal de transição, de símbolo Cr, pertencente ao grupo VI B da tabela periódica e seu estado de oxidação pode variar de +1 a +6. Foi descoberto em 1797 peloquímico francês Louis-Nicolas Vauquelin e isolado apenas um ano após sua descoberta. Sendo um metal cinza, duro e quebradiço, possui pequeno comportamento paramagnético, além de apresentar uma granderesistência à corrosão, podemos ver como um exemplo dessa resistência o fato de a temperatura ambiente, o cromo não sofrer corrosão de agentes corrosivos como a água-régia e o ácido nítrico, mas dissolve-selentamente em ácido clorídrico ou sulfúrico diluído.
É empregado especialmente em áreas da metalurgia que envolve processos denominados eletrodeposição e na fabricação de aços inoxidáveis e ligasmetálicas dentre outras estruturas de construção civil. Alguns de seus óxidos e cromatos são utilizados também como corantes.
As formas oxidadas mais encontradas são: cromo (0), cromo (III) e cromo(VI). O cromo é naturalmente encontrado em solo, animais, plantas, poeiras e névoas vulcânicas, sendo quase sempre no estado trivalente, já que o estado hexavalente é praticamente devido a atividadeshumanas, ou seja, o cromo (VI) e cromo (0) são geralmente resultados de processos industriais, principalmente, na fabricação de ligas metálicas.
Em seres vivos o cromo (III) faz parte do centro debiomoléculas que se encontram em pequenas quantidades em nosso organismo. Tendo sua principal função relacionada ao metabolismo da glicose, do colesterol e ácidos graxos. Caso nosso organismo nãoconseguisse metabolizar glicose, nosso fígado não poderia produzir glicogênio, que é a energia que nossos músculos necessitam.
- Distribuição e abundância:
O principal modo para a obtenção de cromo éatravés do minério de ferro cromado, encontrando-se combinado com oxigênio no ocre de cromo. A exploração em nível industrial do cromo só é rentável a partir da Cromita, um óxido duplo de ferro e cromo...
tracking img