Processos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera UniderpCentro de Educação a DistânciaDESAFIO DE APRENDIZAGEM Processos Administrativos CUIABÁ-MT 2012 |

DESAFIO DE APRENDIZAGEMProcessos Administrativos Professor EAD: Rozana Carvalho Pereira CUIABÁ-MT 2012 |

Introdução
O Planejamento se constitui na primeira e na mais relevante das funções organizacionais, cuja finalidade é atender os objetivos organizacionais otimizando os recursos produtivos a seremempreendidos na execução das atividades.
A pesquisa tem por objetivo verificar como o planejamento pode permitir a melhoria do desempenho organizacional para o administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional.
Administradores capacitados são formados através de treinamentos que deverão ser realizados de preferência no âmbito das empresas durante a execução de suastarefas. Só a teoria não é suficiente para o administrador garanta atributos necessários para seu bom desempenho em uma organização. A prática é o melhor caminho. O bom administrador deve possuir liderança sobre a equipe e para isso a boa convivência diária com seus subordinados é de extrema importância.
A arte de administrar se baseia no planejamento, organização, coordenação e controle onde oadministrador deve analisar e colocar em prática da melhor forma possível.
Planejando o administrador traça o caminho a ser seguido, moldando da melhor maneira possível, feito isso, ele irá observar qual o melhor modo da sua empresa se organizar para que a empresa ande de forma coerente desde a produção até seu gerenciamento, bem organizada a empresa poderá implantar e consolidar seus projetosmantendo assim o total controle, fazendo com que a empresa chegue ao seu objetivo final.

Desenvolvimento
Nos últimos tempos o mundo tem passado por grandes transformações. A globalização removeu as barreiras do livre comércio internacional proporcionando maior integração entre as economias. Essas mudanças influenciaram nas organizações, vindo a aumentar muito mais o ambiente competitivo entreestas em nível mundial.
Os novos desafios e as incertezas em todos os ramos da economia aumentaram a complexidade organizacional, incitando os gestores a cada dia.
Planejamento é o processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realizá-los. Consiste na determinação do que a organização deverá fazer no presente, para alcançar a situação desejada no futuro, com base nos recursoshumanos e financeiros que possui.
Maximiano (1995) define planejamento compreendendo os fatores tempo e incerteza, bem como o fator decisorial. Para Chiavenato (2004) o planejamento se constitui na primeira função do processo administrativo, permitindo o estabelecimento dos objetivos organizacionais conforme os recursos necessários para atingi-los eficazmente.
Falar de planejamento é falar dealgo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com a sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.
O planejamento envolve:
1. Escolher um destino;
2. Avaliar os caminhosalternativos;
3. Decidir sobre o rumo específico para alcançar o destino escolhido.
O planejamento é um elemento extremamente importante da função de cada gerente, seja do ponto de vista organizacional ou do seu conjunto de responsabilidades pessoais do dia a dia. O custo de um erro resultando do velho método da tomada de decisão “empurrando com a barriga” é alto demais na economia complexa de hoje. O...
tracking img