Processo administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1294 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................3
2 COMO SURGIU O PROCESSO ADMINISTRATIVO........................................4
3 COMO FUNCIONA O PROCESSO ADMINISTRATIVO...................................5
4 O PROCESSO ADMINISTRATIVO NA PRODUÇÃO DA TURNÊ THIS IS IT..8
5 TEORIACONTINGENCIAL.............................................................................10
6 CONCLUSÃO..................................................................................................10
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................11

























1 INTRODUÇÃO


Através deste trabalho mostraremos como surgiu o processoadministrativo, a sua estrutura e de que forma ele ocorreu durante a preparação para o que seria a última turnê de Michael Jackson: THIS IS IT.




























2. COMO SURGIU O PROCESSO ADMINISTRATIVO

O processo administrativo teve seu início na Teoria Clássica, no ano de 1906, desenvolvida pelo europeu Henri Fayol, e visava partir de um todo organizacional eda sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos, etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).
Fayol definiu as funções básicas da empresa e o conceito de Administração como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Juntos, estes elementos constituem o processo administrativo e separadamentesão consideradas funções administrativas.
Com a chegada da Teoria Neoclássica, o processo administrativo ganha uma roupagem atualizada. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador, constituindo o processo administrativo.



















3. COMO FUNCIONA O PROCESSO ADMINISTRATIVO

Conformevimos, o processo administrativo é formado pelas funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
A sequência dessas funções do administrador forma um ciclo administrativo que se sucede de maneira sistemática e precisa, onde ocorre uma contínua correção e ajustamento, permitindo assim definir quais as correções que deverão ser introduzidas no ciclo seguinte, e assim por diante. Podemos dizerque o processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo, pois as suas funções estão intimamente relacionadas.


PLANEJAMENTO: O planejamento figura como a primeira função administrativa, determinando antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. É um método teórico para a ação futura. Inicia com a determinação dos objetivos edetalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. Através do planejamento definimos onde pretendemos chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.

ORGANIZAÇÃO: É o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administraçãoe estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Para que os objetivos possam ser alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser agrupadas de maneira lógica e a autoridade distribuída de maneira a evitar conflitos e confusões.




DIREÇÃO: Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisasandarem e acontecerem. A direção se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados. Para que o planejamento e a organização sejam eficazes, eles precisam ser dinamizados e complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio de uma adequada comunicação e habilidade de liderança e de motivação.

CONTROLE: A...
tracking img