Elencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FETO
Chama-se de feto o estágio de desenvolvimento intra-uterino que tem início após oito semanas de vida embrionária, quando já se podem ser observados braços, pernas, olhos, nariz e boca, e vai até o fim da gestação. O estágio anterior a este é conhecido como embrião. Após o parto, o feto passa então a ser considerado um recém-nascido.
ANEXOS EMBRIONÁRIOS (Débora Carvalho Meldau , 11/03/2010)Âmnio
O âmnio é uma estrutura que aparece ao final da primeira semana de gestação, e é caracterizada como uma bolsa localizada acima do disco embrionário, cujo assoalho é a ectoderme embrionária. Externamente, é revestido pela mesoderme extra-embrionária, e esta, forma um pedúnculo que conecta a bolsa amniótica ao córion, que passará a ser o cordão umbilical futuramente. Devido aos movimentosde flexão e dobras do disco embrionário, a bolsa amniótica é puxada, passando a envolver todo o embrião. O desenvolvimento embrionário fará com que o âminio ocupe toda a cavidade celômica extra-embionária, fundindo-se com o córion. No interior da cavidade amniótica, encontra-se o líquido amniótico, que se acredita ter origem materna. Este possui a função de lubrificação do embrião, impedindo suaaderência de tecidos fetais entre si e com a parede do saco coriônico; funciona como amortecedor de choques, serve para armazenar as excretas do feto e lubrifica as vias fetais no momento do nascimento. (MELDAU, 2010)
Saco Vitelínico
O teto do saco vitelínico origina-se da endoderme e forma o revestimento epitelial do tubo digestivo primitivo. Nos mamíferos, este anexo possui pouca importância,pois a manutenção do embrião é feita pela placenta. No entanto, nos peixes, aves e répteis a nutrição do embrião depende das reservas acumuladas nesta estrutura. (MELDAU, 2010)
Alantóide
É formado a partir de uma evaginação do teto do saco vitelínico, que se situa ventralmente após o dobramento caudal do embrião. Nos répteis e aves, esse anexo é muito desenvolvido, exercendo a função respiratóriae de armazenamento de materiais excretados. Nos mamíferos, nos quais se desenvolve a placenta, essas funções são também exercidas por ela. A parte intra-embrionária deste anexo contribui para a formação do úraco e da bexiga; ligamento fibroso que serve de ligação entre o teto da bexiga e a região umbilical.( MELDAU 2010)

Placenta( Eduardo Henrique , Recife, 17 de Setembro de 2009.)

Origem eevolução
Placenta é um órgão de tecidos tanto fetais quanto maternos que servem de transporte de nutrientes e oxigênio da circulação materna para o feto e de resíduos metabólicos e CO2 da circulação fetal para a materna. A placenta é o órgão-elo entre mãe e filho que permite, via escala zoológica, voltar-se ao ovo mais simples oligolécito, pois proporciona ao indivíduo em desenvolvimento agarantia de suas necessidades básicas: respiração, nutrição e eliminação de seus catabólitos. O desenvolvimento dentro do corpo da mãe garante proteção ao concepto, permitindo que se desenvolva um ou poucos indivíduos. O dispêndio energético é direcionado à placenta, que permite a absorção de nutrientes pelo feto a partir da corrente sanguínea materna. Assim, a mãe não gasta energia na produçãode ovos com muito vitelo. Ademais, a placenta, por um mecanismo contra-corrente, semelhante ao que ocorre nas brânquias dos peixes teleósteos, permite as trocas de oxigênio e de dióxido de carbono entre mãe e feto, pois o fluxo sanguíneo dos capilares do feto é oposto ao dos capilares maternos. É por esse mecanismo também que os excretas da circulação fetal são removidos de modo eficiente. Oalantóide que realizava as funções respiratórias e de excreção em répteis e aves é substituído pela placenta nos mamíferos eutérios. A função do saco vitelínico de transferir nutrientes para o embrião nos répteis e nas aves é substituída pela placenta nos mamíferos.(HENRIQUE, 2009)
Funções da Placenta
A placenta é o local fundamental das trocas de nutrientes e gases entre mãe e feto, é um órgão...
tracking img