Cromo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

O Cromo ocorre em duas formas: trivalente e hexavalente. O Cromo trivalente é tanto prejudicial à saúde como um agente alérgico. O Cromo hexavalente é suspeito de causar o câncer e também é prejudicial à saúde e agente alérgico (quando inalado). É importante lembrar que o Cromo, que é extraído das minas nunca desaparece, permanecendo sempre no ecosistema de alguma forma. Ele pode,por exemplo, contaminar os lençóis freáticos e os rios, contaminando os peixes que comemos
Crômio/cromo significando cor é um elemento químico de símbolo Cr, número atômico 24 (24 prótons e 24 elétrons) e massa atômica 52 u, Sólido em temperatura ambiente.
É um metal encontrado no grupo 6 ( 6B ) da Classificação Periódica dos Elementos, empregado especialmente em metalurgia em processosdenominados eletrodeposição. Alguns de seus óxidos e cromatos são usados como corantes.
Foi descoberto em 1797 por Louis Nicolas Vauquelin no mineral crocoíta encontrado na Rússia.










Principais minérios dos quais se podem obter esse metal:
Obtêm-se cromo a partir da cromita (FeCr2O4). O Cromo é obtido comercialmente aquecendo a cromita em presença de alumínio ou silíciomediante um processo de redução.


Tanque Aço Inoxidável


Localização das principais jazidas desses minérios no Brasil e no mundo:
A cromita é extraída na África do Sul, Cazaquistão, Índia e Turquia. No Brasil nós temos a Província Mineral de Carajás (Pará) onde são encontrados, além de ferro, ouro, prata, níquel, cromo, manganês, cobre, bauxita, zinco, estanho e tungstênio.Transformações químicas envolvidas no processo de obtenção desse metal:
O cromo é obtido em duas formas: ferrocromo e o metal cromo puro, dependendo do uso que se destina. O ferrocromo é uma liga contendo Fe, Cr, e C. FeCr2O4 + C = (forno elétrico) => (Fe + 2Cr) + 4CO.
Diversas etapas são necessárias para a obtenção do cromo puro. Inicialmente a cromita é fundida com NaOH em presença de ar, com o que o Cr seoxida a cromato de sódio. 2FeCr2O4 + 8NaOH + 1,5 O2 =1100. C=> 4Na2CrO4 + Fe2O3 + 4H2O.
O Fe2O3 é insolúvel, mas o cromato de sódio é solúvel. Assim, pode ser removida por dissolução em água, solução que éentão acidulada para formar o dicromato de sódio. Este é menos solúvel, podendo ser precipitado. O dicromato de sódio é reduzido por Cr2O3 por aquecimento com C.
Na2Cr2O7 + 2C => Cr2O3 + Na2CO3 + CO
Cr2O3 + 2Al => 2Cr + Al2O3
Aplicações desse metal na indústria e no cotidiano:
O cromo é um elementotraço essencial (mas também tóxico) para o ser humano. Este elemento químico se encontra naturalmente no solo, na poeira e gases de vulcões. No meio ambiente são três os números de oxidação do metal: cromo (O), cromo (III) e cromo (VI). Cromo (III) tem ocorrência natural no meio ambiente, enquanto cromo (VI) e cromo (O) são geralmente produzidos por processos industriais.

Cromo (III) faz partedo centro de biomoléculas que se encontram em pequeníssimas quantidades em nosso organismo. Sua principal função está relacionada ao metabolismo da glicose, do colesterol e de ácidos graxos. Nosso cérebro se nutre de glicose, e sem este alimento, nossa mente sofre sérios distúrbios. Se nosso corpo não pode metabolizar glicose, nosso fígado não pode produzir glicogênio, que é a energia de nossosmúsculos.
 O cromo é empregado principalmente em metalurgia para aumentar a resistência à corrosão e dar um acabamento brilhante.
 Em ligas metálicas. O aço inoxidável, por exemplo, apresenta aproximadamente 8% de cromo.
 Em processos de cromagem que é depositar sobre uma peça uma capa protetora de cromo através da eletrodeposição. Também é utilizado em anodizado de alumínio.
 Seus...
tracking img