Raiva humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição:
Encefalite viral aguda, transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais
de transmissão: urbano e silvestre. Reveste-se da maior importância epidemiológica
por apresentarletalidade de 100%, além de ser doença passível de eliminação no seu ciclo urbano, por se dispor de medidas efi cientes de prevenção tanto em relação ao ser humano quanto à fonte de infecção.Agente Etiológico:

O vírus rábico pertence ao gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Possui aspecto
de um projétil e seu genoma é constituído por RNA. Apresenta dois antígenos principais: um desuperfície, constituído por uma glicoproteína, responsável pela formação de anticorpos neutralizantes e adsorção vírus-célula, e outro interno, constituído por uma nucleoproteína, que é grupoespecífico.

Reservatório:

No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. Outros reservatóriossilvestres são: macaco, raposa, coiote, chacal, gato-do-mato, jaritataca, guaxinim e mangusto.

Modo de transmissão:

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva doanimal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervosoperiférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animaisenfermos.
Existem relatos de casos de transmissão inter-humana na literatura, que ocorreram
através de transplante de córnea. A via respiratória, transmissão sexual, via digestiva (em animais) etransmissão vertical também são aventadas, mas com possibilidade remota.
Período de incubação:
• No homem: Desde dias até 1 ano, com média de 45 dias.
• No cão: De 10 dias a 2 meses.
• Em crianças:...
tracking img