Raiva humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, nesta sexta-feira (29), que um produtor rural morreu após contrair raiva humana em Minas Gerais. De acordo com o órgão, o homem de 32 anos contraiu adoença depois de ser mordido por um morcego em Rio Casca, na Zona da Mata. Ele estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, mas não resistiu e morreu nesta quinta-feira (28).Ainda segundo a SES, o produtor rural começou a sentir os sintomas da raiva humana no dia 10 de junho, 49 dias após ter sido atacado pelo morcego, e somente então procurou atendimento médico.Inicialmente, ele foi a um hospital de Ponte Nova, também na Zona da Mata, e, em seguida, foi transferido para a capital, onde ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Secretaria de Estado deSaúde também informou que exames realizados pelo Instituto Pasteur, em São Paulo, confirmaram que o homem havia contraído raiva.

Combate
Desde a notificação do caso, em 19 de junho, agentes desaúde realizam ações para investigação e combate da doença em Rio Casca. De acordo com a SES, foi realizada vacinação de cães e gatos em um raio de 12 quilômetros do local onde o produtor rural foiatacado pelo morcego. Também foi antecipada a campanha de vacinação animal no município, onde estão sendo desenvolvidas ações educativas e de mobilização social.

A raiva é uma doença viral transmitidapor mamíferos, com taxa de letalidade próxima a 100%. Em Minas Gerais, casos isolados em humanos têm ocorrido de forma ocasional. Os dois últimos registros foram em 2005, no município de Grão Mogol, noNorte de Minas, e em 2006, no município de Prados, na Região Central
g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/06/produtor-rural-mor - 134k

Duas pessoas morrem contaminadas por raiva humana em SãoLuís, MA
Casos foram registrados em menos de um mês, no Tibiri e Vila Embratel.
Em 2011, dos 70 casos de raiva animal registrados no país, 55 foram no MA.
Do G1 MA, com informações da TV Mirante...
tracking img