Raiva humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conheça as causas, os sintomas e o tratamento da raiva humana

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se temconhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todomundo.

O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. Porém, vários outros mamíferos podemtransmitir a doença, entre eles:

- Furão (ferrets)
- Raposas
- Coiotes
- Guaxinins
- Gambás
- Morcegos
|
Cão com raiva |
Roedores pequenos como esquilos, ratos, coelhos, porquinho-da-índia ehamsters não são transmissores usuais de raiva. Não existem relatos de casos de raiva humana transmitidos por algum destes roedores.

Mamíferos não carnívoros como porco, vacas, cabras, etc. tambémraramente estão associados a casos de raiva.

Animais não mamíferos como lagartos, peixes e pássaros NUNCA transmitem raiva.

Sintomas da raiva humana

O vírus da raiva tem tropismo pelosistema nervoso central, alojando-se frequentemente no cérebro após viajar pelos nervos periféricos.

A encefalite, inflamação do encéfalo, é o resultado final da instalação e multiplicação do vírus nosistema nervoso central. Os sintomas da raiva são todos decorrentes deste acometimento:

- Confusão
- Desorientação
- Agressividade
- Alucinações
- Dificuldade de deglutir
- Paralisia motora
-Espasmos
- Salivação excessiva

Uma vez iniciados os sintomas neurológicos, o paciente evolui para o óbito em 99,99% dos casos. Até o momento (Setembro de 2009) só há relato de 3 casos onde opaciente sobreviveu (um deles no Brasil). Esses três casos são fruto de um novo esquema de tratamento descrito pela primeira vez em 2005 que inclui um antiviral, um anestésico e um ansiolítico. Porém ,...
tracking img