Raiva humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
15. RAIVA HUMANA

No Brasil, a RAIVA é endêmica, porém desde 1987 não há registros de casos novos, nos estados da Região Sul, sendo o último caso no Paraná.

A RAIVA é uma doençaantropozoonose (doença transmitida dos animais para o homem), que se caracteriza por uma encefalite progressiva aguda e letal.Somente os mamíferos são suscetíveis ao vírus, os únicos capazes de transmiti-los.Èuma doença infecciosa aguda, de propagação fatal em todos os casos, causada pelo vírus que se propaga no Sistema Nervoso Central (SNC).

15.1 AGENTES ETIOLÓGICOS:

RAIVA uma doença causadapelo vírus rábico da família Rabdoviridae,gênero Lyssavirus, é constituído por RNA ( ácido ribonucléico ) envolvido por duas capas de natureza lipídica. Apresenta dois antígenos principais, um desuperfície, composto por uma glicoproteína responsável pela formação de anticorpos neutralizantes, e outro interno, que é formado por uma nucleoproteína, com altíssima patogenecidade e virulência.Suapropagação e no Sistema Nervoso Central. l em tosos os casos,causada por virus ue

l em tosos os casos,causada por virus ue15.2 TRANSMISSÃO:

Em geral, o vírus da RAIVA é transmitido ao homem atravésde mordeduras, arranhaduras e lambeduras de animais contaminados com o vírus rábico contidos em sua saliva. Existindo assim dois tipos de transmissão: a urbana em que os transmissores são cães,morcegos e gatos e a selvagem que os transmissores são macacos,raposas. O vírus penetra, atingindo a corrente sanguínea da vítima agredida, multiplica-se e atinge o Sistema Nervoso Periférico, eposteriormente, o SNC.
A transmissão raramente ocorre por contato indireto, como fômites ou inalação, pois o vírus é pouco resistente fora do organismo do animal e é inativado por raios ultravioleta.

15.3PERÍODO DE INCUBAÇÃO:

É extremamente variável, podendo durar desde alguns dias até 1 ano, sendo que a média em humanos é de 45 dias.Tal variação deve-se a uma séria de fatores, como a...
tracking img