Raid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
TRABALHO SOBRE RAID

PROFESSOR: EDGAR

SUELY SOUSA

Introdução
As matrizes de discos utilizam dois conceitos ortogonais: fragmentaçãode dados para melhorar o desempenho, e redundância para melhorar confiabilidade. A fragmentação de dados distribuir dados, de forma transparente, ao longo de vários discos para fazer com que elespareçam um disco único, grande e rápido. Já a redundância cria réplica dos discos para melhorar confiabilidade.
Os arrays de discos ou simplesmente RAIDs (Redundant Array of Independet Disks) são umsubsistema de discos rígidos que melhoram o desempenho (fragmentação) e a tolerância a falhas (redundância).
Os RAIDs originais
Os 05 níveis de RAIDs originais correspondem aos RAIDs originais eforam proposto por Patterson et al. (Patterson et al, 1988) e revisado por Chen et al, (Chen et al, 1994). Há opções para espelhamento, de código de Hamming para correção de erros, de paridade entrelaçadade nível de bits, de paridade entrelaçada em nível de bloco e de paridade distribuída entrelaçada em nível de bloco, correspondentes aos níveis de 1 a 5 respectivamente, conforme apresentado aseguir:
* RAID 1: chamado de espelhamento ou shadowing. Realiza o espelhamento de um disco em um outro, nesta solução um dos discos fica inativo, apenas recebendo os dados do disco mestre até que elefalhe. Este nível oferece uma boa tolerância a falhas, visto que ao ocorrer a falha de um disco os usuários são automaticamente redirecionados para o antigo disco escravo;

* RAID 2: a utilizaçãode códigos de Hamming dá origem a este RAID. Numa versão desse esquema são utilizados quatro (04) discos de dados e três (03) discos para redundância, um a menos que no espelhamento. Os dados sãofragmentados ao longo dos 04 primeiros discos e os 03 últimos armazenam códigos de correção de erros. Se um componente único falhar, vários dos componentes de paridade terão valores inconsistentes. A...
tracking img