Shiroma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DISCIPLINA: NATAÇÃO
PROFESSORA: Leyla Regis

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: Aulas Práticas


Andressa Daniele Aparecida da SilvaGeisa de Maria Pereira dos Santos

TERESINA/PI, 21 DE JANEIRO DE 2012.

ANDRESSA DANIELE APARECIDA DA SILVA
GEISA DE MARIA PEREIRA DOS SANTOS


RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: Aulas PráticasRelatório de observação
da aula prática de natação
realizada no SESC- PI.


TERESINA/PI, 21 DE JANEIRO DE 2012.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
RESULTADOS 04
DISCUSSÃO 06
CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS.................................................................................................08O3
INTRODUÇÃO
A natação existe desde a pré- história como meio desobrevivência, mas só a partir da idade antiga que ela passou a ser utilizada por ser benéfica ao corpo humano. Na Grécia a natação possuía grande valor. Os atenienses e espartanos tinham a natação nos mais elevado conceito. Segundo a literatura grega, chegou-se a tornar obrigatório o banho pela manhã para ambos os sexos. Tornaram-se famosos os nadadores da ilha de Delos, Atenas e Esparta.
Anatação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.
A modalidade foi instituída oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, data em que os clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí eFlamengo fundaram a União de Regatas Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro, renomeado mais tarde como Conselho Superior de Regatas e, por fim, Federação Brasileira das Sociedades de Remo.[1] As primeiras disputas ocorriam na Baía de Guanabara. Porém, antes disso, a primeira competição oficial que se tem registro é a travessia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Nata%C3%A7%C3%A3o).
Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.
Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros decomprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C. 
A natação é um esporte que trabalha todos os grupamentos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões. Ao nadar todos os estilos desse esporte (crawl, costas, peito eborboleta) a pessoa estará trabalhando todos os grupamentos musculares. (http://www.corpoperfeito.com.br/ce/natacao).
A adaptação é uma das fases mais importantes da natação. Uma pessoa mal orientada terá maiores dificuldades para desenvolver a técnica dos nados. Ela dependerá do ritmo individual. Não adianta o orientador querer caminhar mais rápido do que o aprendiz. (Gomes, 1995)....
tracking img