Radiologia convencional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Radiologia Convencional

Trata-se da obtenção de imagens de qualquer parte do corpo, através de um simples procedimento de raio X. A radiação sai do equipamento e atravessa o corpo do pacienteformando as imagens. É um exame frequentemente utilizado como método inicial na avaliação de varias doenças. A simplicidade do procedimento, o baixo custo, a rapidez e a tradição do conhecimentocientificam baseadas em dezenas de anos, são as grandes vantagens do método.

2.1 Filme Radiográfico

O filme radiográfico e um tipo de receptor de imagem, sua função e tornar visível a olhohumano as informações carregadas pelos raios – x após atravessarem o paciente.

2.2 Chassi

O chassi e tipo um estojo, nele e colocado o filme radiográfico para a realização da radiografia.Figura 2.2: Chassi – (a) Fechado; e (b) Aberto mostrando as telas intensificadoras (écran)

Na parte interna do chassi há uma tela intensificadora chamada ECRAN, que serve para intensificarà imagem no filme radiográfico, devido a isso a dose de radiação pode é menor. A parte inferior do chassi possui uma lamina de chumbo para os raios – x pararem seu percurso naquele local. A partesuperior possui um acolchoamento (uma espuma) para fixa o filme radiográfico contra o écran.

Os Filmes e os chassis são fabricados em vários tamanhos. Os tamanhos variam de acordo com a estrutura docorpo radiografada. Os tamanhos mais comuns são:

• 18x24
• 24x30
• 30x40
• 35x35 e
• 35x43

Figura 2.2:Diferentes tamanhos de chassi

2.3 Formação da imagem

Figura 2.3: raios-X sendo absorvido pelo écran

Os raios x passam pela estrutura anatômica do paciente ate atingirem o chassi, aofazer esse contato o écran intensifica esses raios e fixa no filme radiográfico formando assim a imagem latente.

2.4 Câmara Escura

É a sala onde o filme radiografado e gerado, ela é protegida...
tracking img