Renault estudo de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos de Mercado

“Building the Wheels of the Future”
Estudo de Mercado
Carro Eléctrico Renault

BRIEFING
“Building the Wheels of the Future”
A história e o enquadramento do problema (contexto científico e/ou ambiental da empresa e do sector):
A Renault sempre foi uma marca pioneira que evoluiu com o tempo. Como uma marca, a Renault obteve um grande prestígio desde a sua fundação em1898 graças à contínua inovação  tecnológica, à vasta gama de produtos e aos seus sucessos em pista. O desenvolvimento da Renault pode ser dividido em quatro fases principais que correspondem às mudanças no comportamento do consumidor ao longo do século XX. Desde 1898 até 1944, a Renault apresenta-se como uma marca inovadora que se dirige às classes sociais mais altas. No período de 1945 a 1985, aRenault torna-se uma companhia e uma marca nacionalizada, fabricando automóveis para todos, transmitindo a sua mensagem:  "Os automóveis são para viver a vida". Com esta ideia base, a Renault introduziu "automóveis para satisfazer todos os gostos" até ao ano 2000, nesse ano a Renault introduz uma nova marca de identidade fazendo ênfase no âmbito da segurança, sendo a sua referência desde a origem.Em 2006, anuncia o plano Renault Contrat 2009 com o qual a marca procura continuar a inovar com planos tão ambiciosos como converter-se numa das marcas que menos contaminam o mundo entre outras coisas. A Renault está entre os líderes do sector automóvel. É a primeira marca europeia que ao associar-se a outras marcas, como a Dacia e Renault Samsung Motors criou uma estratégia de crescimentorentável. A sua única e original colaboração com a Nissan coloca-os entre os primeiros a nível mundial no sector automóvel. Cada grupo mantém a sua identidade e autonomia, mas permitem que as sinergias desenvolvidas em conjunto acelerem o crescimento de ambos os parceiros
O grupo Renault pretende em 2010, ter 4 milhões de veículos vendidos por todo o Mundo. Para alcançar este objectivo, a Renault contacom a força e a originalidade da sua marca, com muitos produtos atractivos e de qualidade e com a sua presença internacional. A Marca confirma a sua ambição de crescimento a nível internacional. Esta ambição é reforçada através da aliança com a Nissan, que está cada vez mais enraizada. E aposta principalmente no forte crescimento nos mercados emergentes: na Europa Central, na Ásia e na América doSul.
Ver mais informações relevantes em: http://www.renault.pt/descubra-a-renault/a-renault/drive-the-change/

O objectivo geral (descrição do problema a investigar):
Obtenção de informação relevante para a criação de uma versão customizada de automóvel eléctrico ajustados às necessidades dos jovens compreocupações ambientais e de responsabilidade social.
Os objectivos específicos (descrição da necessidade: o que se pretende saber e para que finalidade): Obter o quadro de opinião (expectativas, preferências, motivações/travões) e de atitude do público jovem quepermita contribuir objectivamente para a construção de estratégias de marketing e de comunicação para a divulgação de automóveis eléctricos, colocando a ênfase no desenvolvimento de soluções inovadoras.
Os alvos da investigação(definição dos targets/alvos visados e seus comportamentos conhecidos):Jovens 17-25 anos, estudantes universitários ou com formação superior completa, residentes em Portugal.
Os resultados e critérios de avaliação esperados (o que se espera obter da investigação):
A avaliação dos resultados deste estudo terá por base os seguintes aspectos a apresentar pelo relatório do estudo: Definição do problema/objectivos do estudo; Metodologia de...
tracking img