A sua importancia na radiologia convencional para técnicos de radiologia e pacientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SUA IMPORTANCIA NA RADIOLOGIA CONVENCIONAL PARA TÉCNICOS DE RADIOLOGIA E PACIENTES
Introdução
Os riscos ocupacionais dos técnicos expostos a radiação ionizantes tem sido estudado porpesquisadores que abordam as condições de trabalho e riscos de exposição em serviço de radiológicos em hospitais públicos, pesquisadores elaboram um programa de monitoração ocupacional no Hospital UniversitárioClemente Fraga Filho, estes riscos ocupacionais de trabalhadores em serviço de radiologia foram avaliados por profissionais da área.
A radiologia é um exame amplamente empregado nas rotinas medicas eé considerada uma das principais formas de exposição as radiações ionizantes. Apenas da ampla utilização destes recursos e estudo realizados na década de 90, já apontavam a não utilização dosequipamentos de proteção individual (EPI’S) e de controle medico periódico dos técnicos em radiologia, entre outros aspectos.
Em 1998, visando garantir a segurança de pacientes e técnicos e a qualidade dosexames de raios-X, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n° 453, estabeleceu normas especificas, aos aspectos de biosseguença e saúde ocupacional.
Quase mais de uma década depois, pouco temsido feito no que se refere a qualidade na prestação destes serviços e a exposição aos riscos ocupacionais os quais estão sujeitos os técnicos em radiologia, estes problemas estão relacionados ao nãocumprimento da legislação vigente.
Entre os aspectos relatados, os equipamentos de proteção individual constituem o principal aspecto de biossegurança. Em muitas situações, os técnicos de radiologiatem contato mais próximo e prolongado com pacientes, muitas vezes portadores de doenças contagiosas, e não faz uso dos EPI’S devido o estado de desgaste destes ou ausência dos mesmos. Outro aspecto dizrespeito à monitoração individual de dose que, de acordo com a Portaria n° 453, é de uso obrigatório durante a sua jornada de trabalho e enquanto permanecer na área controlada. A leitura das doses...
tracking img