Historia psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 1
 
Parte 1: A natureza histórica do objeto de estudo da Psicologia
 
Leitu
Historicamente, a Psicologia se estabeleceu como ciência independente muito tempo depois que outras áreas de conhecimento já haviam alcançado pleno reconhecimento social. Foi somente no final do século XIX que surgiram as primeiras tentativas de constituição de uma ciência para tratar dos problemas humanos quehoje reconhecemos como fazendo parte do escopo da Psicologia, independentemente dos estudos desenvolvidos em áreas afins, como a biologia e a filosofia.
 
O surgimento de um campo de conhecimento só se justifica a partir da definição de um objeto próprio, não estudado pelas ciências pré-existentes. Outra condição é o desenvolvimento de formas apropriadas para se conhecer este objeto, o que sefaz pela definição de uma certa metodologia. Mas, principalmente, uma ciência só tem razão para existir quando esta área de estudos por ela abrangida passa a ser problematizada, gerando  a demanda por conhecimento. Em outras palavras, só há necessidade de se estudar um determinado assunto quando fazemos questões sobre ele.
 
Considerando estes requisitos, podemos começar a pensar sobre os motivosque fizeram com que fosse tão tardio o surgimento da Psicologia.
 
Figueiredo (1991) propõe uma tese: para que a Psicologia surgisse foi necessário, primeiro, que se estabelecesse a idéia de que as pessoas são indivíduos independentes e donos de uma experiência de si que as diferencia dos demais. Esta primeira condição diz, portanto, respeito ao surgimento de um objeto de estudo – o terreno deexperiências que hoje reconhecemos como sendo nossa subjetividade: nossos questionamentos sobre a vida, nossa forma de entrar em contato com o mundo e com as outras pessoas etc..
 
Mas, para haver demanda por conhecimento, é preciso que esta experiência de si seja objeto de dúvidas e cogitações: quem sou eu? Por que sou assim? Esta é, pois, de acordo com Figueiredo, a segunda pré-condiçãonecessária para o surgimento da Psicologia.
 
Ora, o surgimento da experiência de si e o questionamento desta experiência têm uma história. Não existiu desde sempre. Atente para este fato importantíssimo para a compreensão de tudo que segue, na disciplina: estamos afirmando que o psicológico não é um aspecto natural do ser humano, como poderíamos dizer, por exemplo, de uma célula ou de um órgão. Sequisermos compreender por que a Psicologia tem uma história “oficial” tão curta, teremos que retomar a história de seu objeto: a história da constituição daquilo que hoje chamamos de subjetividade – o surgimento gradual desta noção, na cultura ocidental; e a história de sua problematização – a crise da subjetividade privatizada.
 
 
Atividades recomendadas:
 
1) Faça uma leitura criteriosa dostextos indicados, observando os argumentos utilizados pelos autores, em defesa de suas teses.
 
2) A partir da leitura, procure definir subjetividade. Confronte se sua definição se afina com a proposta de Figueiredo, que não é substancialista, isto é, não define a subjetividade como algo já dado, já existente naturalmente no homem.
 
3) Acompanhe o seguinte exemplo de exercício:
 
Adisciplina História da Psicologia se apóia na proposta de Figueiredo (1991), de acordo com a qual:
 
I. O objeto de estudo da Psicologia é a subjetividade, ou seja, o conjunto de características da espécie humana que nos diferencia dos outros animais.
II. A Psicologia tornou-se uma área de estudos reconhecida como ciência quando os primeiros estudiosos do tema observaram que os homens possuemauto-consciência.
III. Para que a Psicologia se constituisse como ciência independente foi necessário o surgimento de uma certa experiência de si que é decorrente de condições históricas determinadas.
 
É verdadeiro o que se afirma em:
 
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) II e III, apenas.
 
Se você compreendeu adequadamente a proposta de Figueiredo, assinalou a...
tracking img