Dsdsff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A América pré-colombiana

I

Introdução

Esse trabalho vai mostrar como viveram os povos das civilizações Incas, Maias e Astecas.

Os habitantes da América pré-colombiana não são naturais docontinente, são alóctones. O provável caminho percorrido por esses homens, originários da Ásia, em direção à América foi o que passa pelo estreito de Bering. Mas há outras possibilidades, como atravessia do Pacífico usando-se as ilhas existentes entre a Ásia e a América do Sul.
Na época da descoberta da América, existiam sociedades complexas divididas em classes sociais com um Estadoestruturado e dominador, que impunha tributos. Na América Central, destacaram-se as civilizações Maia e Asteca e na região andina, os Incas

A Civilização Inca

A civilização Inca surgiu no século XII,quando houve uma reunião de povos sob o comando do grupo quíchua ou inca, na região peruana de Cuzco. Estabeleceu-se um poder político em que o imperador investiu-se de autoridade religiosa, sendovisto como um semideus pelos seus súditos. A sociedade era hierárquica, tendo no topo da escala o soberano inca, depois seus parentes, os funcionários e os sacerdotes, formando a elite. Abaixo estavamos camponeses.
O Império Inca (Tawantinsuyu em quíchua; na realidade inca era apenas o imperador) foi um estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até à invasão dos conquistadoresespanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.
O império incluía regiões como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capitaldo império era a atual cidade de Cuzco (em quíchua, “Umbigo do Mundo”). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.
A população vivia empequenas comunidades agropastoris, localizadas em aldeias, formadas por famílias, os Ayllus, sob a chefia de um Kuraka (cacique).
A sociedade inca era uma sociedade de servidão coletiva, que se dava...
tracking img