Fontes do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. O que foi:(Dinelli)
Foi um fenômeno provocado por grupos de indivíduos chamados cangaceiros, ocorrido na região Nordeste em meados do século XIX e início do XX.

.Origem:(Léo)
O primeiro homem a agir como cangaceiro teria sido o Cabeleira, como era chamado José Gomes, nascido em 1751.

. As causas e suas ações:(sua parte)
As causas erampor questões sociais e fundiárias, caracterizando-se por ações violentas como assaltar fazendas, sequestrar coronéis e, muitas vezes, se aliavam com os coronéis.


. Adivisão no Cangaço:(Dinelli)
Pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandesfazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

. Principais cangaceiros:(Léo)
Entre eles Antônio Silvino, Corisco, mas, o mais famoso foiVirgulino Ferreira da Silva, o Lampião também denominado o "Senhor do Sertão" e "O Rei do Cangaço". Atuou durante as décadas de 20 e 30 em praticamente todos os estados do nordeste.. O fim do Cangaço:(sua parte)
Teve seu fim a partir da decisão do então Presidente da República, Getúlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre oterritório nacional, os cangaceiros foram degolados e suas cabeças expostas.

. Curiosidade:(Dinelli) Cangaço é uma palavra derivada de canga, peça de madeira simples ou dupla quese coloca na parte posterior do pescoço de bois nos carros de boi.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Canga%C3%A7ohttp://cearaemfotos.blogspot.com.br/2011/06/fim-do-ciclo-do-cangaco-e-dos.html
Livro - História e vida integrada - 8º ano do Ensino Fundamental de Nelson Piletti, Claudino Piletti e Thiago Tremonte pela Editora Ática S.A.
tracking img