Lancamento contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: DROGADIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

Ementa: Concepção sistêmica da drogadição na adolescência abordando processos psicológicos; Os sujeitos à condição de risco na problemática da drogadição; O contexto da adolescência, da família e do tratamento.

CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE DROGAS:
O termo droga tem origem na palavra drogg, proveniente do holandês antigo e cujo significado é folha seca.Esta denominação é devido ao fato de, antigamente, quase todos os medicamentos utilizarem vegetais em sua composição. Atualmente, porém, o termo droga, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS abrange qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento.
Uma droga não é por sisó boa ou má. Existem substâncias que são usadas com a finalidade de produzir efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, e são consideradas medicamento. Mas também existem substâncias que provocam malefícios à saúde, os venenos ou tóxicos.
É interessante que a mesma substância pode funcionar como medicamento em algumas situações e como tóxico em outras.
Vamos discutir as principais drogasutilizadas para alterar o funcionamento cerebral, causando modificações no estado mental, no psiquismo. Por esta razão são chamadas drogas psicotrópicas ou substâncias psicoativas.

Do ponto de vista legal:
*DROGAS LICITAS
~>Existem as que podem ser livremente obtidas;
~>Algumas estão submetidas a certas restrições. São alguns medicamentos que só podem ser adquiridos por meio deprescrição médica especial.
*DROGAS ILÍCITAS
~>Proibidas por lei.

Classificação da OMS:
0 Drogas DEPRESSORAS da atividade mental
1 Drogas ESTIMULANTES da atividade mental
2 Drogas PERTURBADORAS da atividade mental

Numa postura crítica a esta classificação, Morel, Hervé e Fontaine (1997) colocam que esta tem somente um valor pedagógico e simplificador, pois a ação de cadapsicotrópico é complexa e ambígua: entre o pólo sedativo, o pólo estimulante e o pólo disléptico, cada substância pode agir diferentemente segundo vários parâmetros (dose, indivíduo, contexto, etc.).

DROGAS DEPRESSORAS DA ATIVIDADE MENTAL
Apresenta a característica comum de causar uma diminuição da atividade global ou de certos sistemas específicos do SNC. Como conseqüência, há uma tendência de ocorreruma diminuição da atividade motora, da reatividade a dor e da ansiedade, e é comum um efeito euforizante inicial e, posteriormente, um aumento da sonolência.
Entre os depressores, encontra-se o álcool, os barbitúricos, os benzodiazepínicos, tranqüilizantes, os solventes voláteis e os analgésicos opiáceos e sintéticos.

DROGAS ESTIMULANTES DA ATIVIDADE MENTAL
São as drogas capazes de aumentara atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz como conseqüências um estado de alerta exagerado, insônia e aceleração dos processos químicos. Entre os estimulantes estão as anfetaminas, a cocaína, a cafeína e a nicotina.

DROGAS PERTURBADORAS DA ATIVIDADE MENTAL
3 Provocam alterações no funcionamento cerebral, que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais, entre os quaisdelírios e alucinações.
4 Recebem a denominação de alucinógenos.
5 Entre as perturbadoras temos canabis, maconha, LSD, mescalina, ecstazy.

Variabilidade dos efeitos das drogas:
Numerosas variáveis interferem na intensidade e na natureza dos efeitos das drogas, são parâmetros que tendem ao contexto cultural e social, às substâncias utilizadas e aos indivíduos consumidores:
a) Variáveishumanas:
Dizem respeito ao peso, altura, idade e sexo, que podem, por razões farmacológicas e hormonais, modificar ligeiramente os efeitos das drogas. É importante, também, o estado de saúde física do usuário, pois conforme o estado de suas funções, pulmonar, hepática, renal e metabólica, a farmacocinética do produto poderá ser modificada em sua absorção, estocagem, e eliminação. Certas...
tracking img