Modelo de projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O processo de ocupação do Cerrado cresceu notavelmente principalmente após os anos 60, até então o Cerrado era visto como inadequado para produção, pois a região apresentada escassez de infra-estrutura e de pesquisas científicas relacionadas aos seus solos. Porém, a geração de novas tecnologias foi um dos principais fatores responsáveis pelo crescimentoprodutivo do setor agrícola e pecuário nas décadas de 80 e 90, indicando que esse crescimento era grande e promissor. Devido à disponibilidade dessas tecnologias que foi possível o uso desses solos, que são altamente intemperizados, apresentam acidez elevada, baixa capacidade de armazenamento de água e baixa fertilidade natural por serem pobres em nutrientes. Entretanto, estes solos são aptos amecanização por possuírem relevo plano a suave ondulado e devido também as suas boas condições físicas.
Contudo, esse avanço resultou na degradação e alteração desses solos, que foi intensificada nas últimas décadas através das perturbações humanas, como a exploração indiscriminada e as atividades agropecuárias de forma incoerente. A área é considerada degradada quando os processos e fatoresalteram as propriedades dos solos e as suas características físico-químicas e biológicas. As atividades praticadas de forma errônea causam a destruição da vegetação e da camada de solo fértil, resultando nas consequentes perdas das atividades animal e vegetal.
O solo deteriora, desgasta e enfraquece com a sobreexploração. Assim, a pastagem não encontra ambiente favorável paradesenvolver bem as suas raízes, pois não retira os nutrientes suficientes e necessários, e também não absorve mais água das chuvas. Logo, os solos presentes em pastagem degradadas possuem características negativas, diminuem a sua capacidade de produzir e se tornam impróprios para o uso. Estes solos apresentam problemas como retenção de água, fertilidade e atividade biológica inadequada para o crescimentovegetal, afetando assim, o seu potencial sócio-econômico.




2 JUSTIFICATIVA

O solo para o produtor rural é o seu mais importante meio de produção. Por isso, nos últimos anos houve uma crescente conscientização sobre a necessidade de recuperação de pastagens degradadas, pois este apresenta aspectos econômicos. Portanto, a demanda por soluções de menor custo, informações e aanálise de espécies para essa recuperação tornam-se cada vez mais importante para produção. Outro aspecto relevante é o impacto ambiental decorrentes do uso inconsequente do solo.
Logo que a pastagem é dada como degradada, a sua recuperação é vista com caráter de urgência, pois essa degradação pode tornar-se mais intensa, surgindo possíveis aumentos na dificuldade de reverter o processo emaiores prejuízos econômicos e ambientais.
O solo é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade e conter a sua destruição apresenta uma série de vantagens, como o retorno da capacidade de produzir. Para o solo voltar a essa capacidade tem que haver a sua proteção, o aumento da sua fertilidade e das atividades biológicas. Logo, destaca-se a importância de estudos e anecessidade de ampliar os conhecimentos de espécies, devido ao grande potencial ambiental e econômico que representa o solo.


3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral
Este projeto tem por objetivo principal avaliar o potencial das espécies Cenchrus ciliares, Panicum Maximum e Andropogon gayanus na recuperação de pastagens degradadas.

2. Objetivos Específicos
3.2.1 Implantar três espéciesde gramíneas forrageiras em uma pastagem degradada;
3.2.2 Produzir uma rápida cobertura para proteção do solo;
3.2.3 Proceder à recuperação da integridade físico-química e biológica do solo;
3.2.4 Proceder à recuperação da capacidade produtiva da pastagem;
3.2.5 Analisar o crescimento, o desenvolvimento e a capacidade adaptativa das espécies de gramíneas utilizadas;
3.2.6 Analisar a...
tracking img