Radiologia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Desde a descoberta dos raios X por Wilhelm Konrad Roentgen em 1895, a Radiologia manteve-se inalterada na sua essência até meados dos anos 60, sendo uma energia modulada que ao atravessar o corpo é registada num receptor, o filme radiográfico ou o écran radioscópico, como uma representação analógica. O extraordinário desenvolvimento dos computadores, quanto à sua capacidade eminiaturização, permitiu revolucionar o conceito de Radiologia, tornando possível o advento da tomografia computorizada (TC), e abrir toda uma gama de novas possibilidades, com especial ênfase para o uso de energias não ionizantes.

RADIOLOGIA DIGITAL
Com o surgimento da Tomografia Computadorizada (TC) nos anos 70 iniciou-se o uso de imagens digitais no diagnóstico médico e, com o desenvolvimentotecnológico (surgimento e evolução dos PCs (surgimento e evolução dos PCs nos anos 80) diversas modalidades diagnósticas passaram a utilizar imagens digitais. O desenvolvimento de novos sistemas de computação, programas mais amigáveis para o usuário, máquinas com extensa capacidade de processamento e armazenamento e comunicação através da internet, torna cada vez mais indissociáveis os campos daradiologia e diagnóstico por imagem com a computação. As primeiras imagens radiográficas digitais produzidas foram realizadas através da conversão via leitores "scanners" ou câmeras de vídeo, sendo o processo de conversão de mídia física para digital no de mídia física para digital no seu início caro e difícil de ser realizado. Existem alguns requisitos básicos:
 O sensor dever ser grande osuficiente para mostrar no mínimo um dente e suas estruturas anexas,
 A dose de radiação utilizada não deve exceder dose de radiação utilizada não deve exceder aquela utilizada para produção de imagem similar com filmes convencionais, com filmes convencionais,
 O sensor utilizado deve suportar esterilização a frio ou com soluções desinfetantes.
 As propriedades da imagem obtida devem ser iguaisou melhores às obtidas com filmes convencionais
 Os dados digitais devem ser acessíveis a um computador pessoal e devem ser pessoal e devem ser armazenados sem perda da qualidade ou da informação
O conceito de imagem radiográfica digital utilizada hoje se entende àquele no qual a imagem visualizada em um monitor é obtida de duas maneiras:
 Direto: através de sistemas com ou sem o uso defilmes radiográficos
 Indireto: a imagem obtida através da digitalização via scanner sendo este método também chamado de sistema híbrido
Os primeiros aparelhos de radiografias digitais diretos surgiram nos anos 80, com o lançamento comercial do RVG, pela Trophy em 1988. A partir de então vários sistemas foram lançados comercialmente sendo as vantagens e desvantagens destes exaustivamentediscutidas na literatura

AS VANTAGENS DA RADIOLOGIA DIGITAL

1º) Facilidade de exibição da imagem. Na radiografia digital a imagem vai ser mostrada em um monitor de vídeo, em vez do processo tradicional de expor o filme contra a luz.
2º) Redução da dose de raios-X . Ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvidapelo paciente.
3º) Facilidade de processamento de imagem . O aumento do contraste ou a equalização por histograma são técnicas digitais ou a equalização por histograma são técnicas digitais que podem ser usadas. A técnica de subtração de imagens pode remover grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia.
4º)Facilidade de aquisição armazenamento comunicação e Facilidade de aquisição, armazenamento, comunicação e recuperação da imagem . Armazenamento em bases de dados eletrônicas, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias, usando redes de comunicações de dados.
5º) Uso de Inteligência Artificial (Redes Neurais, por exemplo) para auxiliar no diagnóstico médico para...
tracking img