Radiologia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:

-

Radiologia Digital Imagem Digital Imagens Digitais nos atuais Centro de Diagnóstico por Imagem Workstation Tratamento da Imagem Digital Formatação Apresentação (Display) Reformatação Magnificação Lupa Deslocamento (Scroll) Anotação Apagar ( Delete/Erase ) Rodar ( Flip/Rotate ) Medidas ( Measure ) Filtros Digitais Imagens de Referência Algoritmos de Reconstrução (TC) ArquivoDocumentação Reconstruções Tridimensionais Reconstruções Vasculares Angio TC Protocolos TC Angio RMN

4 7 11 12 13 13 13 14 15 15 16 16 17 17 18 18 19 20 21 22 23 29 30 32 35

-

2

-

Multi Planar Volume Reconstruction – MPVR Análise Funcional Equipamentos Digitais - Raio- X Computadorizado - Mamografia Digital - Angiografia por Subtração Digital - Densitometria Óssea

39 40 42 43 47 5257 61 66 67 66 70 72

-

Redes de Computadores no Diagnóstico por Imagem RIS / HIS PACS Teleradiologia

-

Glossário Bibliografia

3

Radiologia Digital
A radiologia digital é o ramo do diagnóstico médico que emprega sistemas computacionais nos diversos métodos para a aquisição, transferência, armazenamento, ou simplesmente tratamento das imagens digitais adquiridas. A evolução dacomputação, especialmente na área médica, permitiu um enorme avanço no diagnóstico por imagem. A partir de modernos sistemas computacionais desenvolvidos em plataforma apropriadas de tratamento gráfico tornou-se possível uma gama de aplicações que vão, desde uma simples medida linear, até um complexo modelo de apresentação tridimensional. Os mecanismos de comunicação, transferência de arquivos earmazenamento de informações, possibilitou ainda o estabelecimento do trabalho em rede onde, equipamentos conectados entre si, passaram a trocar informações do paciente, de exames, de protocolos, ou simplesmente passaram a fazer armazenamento de imagens e documentação radiográfica em impressoras laser. O ambiente de rede comum nos serviços de diagnóstico por imagem é A rede RIS apresenta conhecidopela sigla “ RIS” ( Radiology Information System). melhor eficiência, quando conectada ao Sistema de Informações do Hospital – “HIS” (Hospital Information System). Com o auxilio de redes de transmissão de alta velocidade ou mesmo via INTERNET, tornou-se possível o envio de imagens para equipamentos localizados em pontos distantes do serviço de origem. Este tratamento da imagem digital constitui abase da Teleradiologia. A comunicação entre os equipamentos de diagnóstico por imagem e estações remotas, tornou-se possível graças ao desenvolvimento de redes de computação de longa distância (WAN – Wide Área Network) e de softwares modernos de transmissão de dados. A partir do uso da teleradiologia, hospitais, clínicas ou mesmo residências particulares localizadas em pontos distantes passaram areceber arquivos de imagens permitindo a seus usuários um tratamento interativo à distância, abrindo novas perspectivas para o tratamento das imagens com fins diagnósticos.

O Computador.

O computador usa o sistema binário de informações como base numérica para interpretação e execução das suas funções. O elemento básico de informação é o bit (binary integer), unidade que admite o estado lógico“um “ ou “zero” ( ON / OFF ).

4

A ordem de execução de uma tarefa a um computador é dada através do O byte, por sua vez, é a informação contida num conjunto de 8 bits. Os computadores podem receber ordem a partir de 8 bits (1 Byte), 16 bits (2 bytes) , 32 bits ( 4 bytes ) ou mesmo 64 bits ( 8 bytes ). “Byte “.

A CPU ( Central Processing Unit ) A CPU é o principal processador dasinformações. A velocidade com que uma CPU trabalha os dados é fundamental, particularmente na radiologia digital que lida com imagens médicas, muitas vezes, de alta resolução. Nos computadores pessoais o processador PENTIUM é o mais comum, sendo também utilizado em alguns sistemas digitais de imagens.

Velocidade de alguns processadores em MIPS ( Milhões de Instruções por Segundo )

SUN – SPARC...
tracking img