Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPUPO EDUCACIONAL ITECNE
FACULDADE ITECNE DE CASCAVEL
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

ANE CRISTINA DA ROSA
MARIANE HELENA CANTELLI
NEUSA ROSELI TONIN
RAFAELA POLINI MASSONI
RAFAELA TORALES MOTA GOMES
SUERLI ANACLETO MILANI

DIREITOS DE TERCEIRA GERAÇÃO
NEGROS-------------------------------------------------

CASCAVEL
2011
ANE CRISTINA DA ROSA
MARIANE HELENA CONTELLI
NEUSA ROSELI TONIN
RAFAELA POLINE MASSONI
RAFAELA TORALES MOTA GOMES
SUERLI ANACLETO MILANI

DIREITOS DE TERCEIRA GERAÇÃO
NEGROS

Trabalho da disciplina dede Política Social II, apresentado ao curso de Serviço Social das Faculdades Itecne de Cascavel – ITECNE, como requisito parcial àobtenção de avaliação.
Professora Eliane Avancini

-------------------------------------------------

Cascavel
2011
Introdução

Este trabalho tem por finalidade abordar questões racistas e preconceituosas, como também as conseqüências geradas numa sociedade que exclui e marginaliza as pessoas consideradas diferentes. O racismo tem sua origem na exploração de povos na antiguidade. A raçanegra era considerada inferior pelos europeus, que acreditavam que os negros deveriam executar somente trabalho sujo devido à cor da sua pele. Por meio do trabalho escravo os burgueses enriqueciam, e dividiam a classe social em duas, surgindo à sociedade capitalista, que visa o lucro e gera desigualdade.

* Direitos de terceira geração – direitos coletivos - são também denominados direitos desolidariedade e fraternidade. O Estado tem obrigação de proteger a coletividade de pessoas, não o ser humano de forma isolada. Os principais são: meio ambiente qualidade de vida, paz, autodeterminação dos povos, defesa do consumidor, da criança, do idoso.
* Direitos coletivos -  Direito subjetivo que ampara os membros de determinado grupo social ligados por relação jurídica básica e que, emdecorrência, legitima a entidade a defender os interesses comuns por meio de ações coletivas.

* Direitos/interesse coletivo -  São direitos indivisíveis, cujos titulares são determinados ou determináveis e ligados entre si por uma relação jurídica base. Veja art. 81, Parágrafo Único, Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e art. 1º, IV, da Lei da Ação Civil Pública (Lei 7.347/85).* Os Direitos de Solidariedade- Estes direitos são mais recentes e não estão presentes na Declaração Universal, mas fazem parte das Convenções e dos Pactos Internacionais proclamados pela ONU nas últimas décadas.
Eles referem-se à necessidade de preservar o ambiente natural (são os direitos ecológicos), de preservar a cultura de um povo ou de uma minoria étnica (os direitos à identidadecultural), de garantir uma informação correta e democrática (direito à comunicação), de construir uma nova ordem econômica e política internacional (direitos ao desenvolvimento e à paz), etc.
Estes tipos de direitos são difíceis de proteger, por isso exigem atenção de cada membro da comunidade, para também lutar em sua defesa.
Direito Fraterno
O direito fraterno, então, vive de falta defundamentos, anima-se de fragilidade; procura evitar afirmar que “deve” ser, e que existe uma verdade que o move. Ao contrário, arrisca algo numa aposta, exatamente como na aposta de Pascal sobre a existência do bem comum: se tivesse existido, o benefício teria sido enormemente maior do que o custo empregado com as próprias contribuições pessoais. No caso em que, ao contrário, não tivesse existido aquiloque se gastou, teria tido um pequeno custo em relação àquilo que se poderia ter ganhado. Convém, então, apostar na fraternidade
Desde o dia 22 de abril de 1500, nunca mais o Brasil se viu livre da discriminação, a qual nasceu com ele. Tudo começou com os índios, passando pelos negros escravos e alcançando os nossos dias, com a discriminação dos pobres, deficientes físicos, homossexuais, mulheres,...
tracking img