Linho do tempo historia do teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINHA DO TEMPO do Teatro 534 a.C.

–Instituição do teatro, na Grécia, pelo tirano Pisístrato, queria concursos trágicos em Atenas. Três autores de tragédias ganham importância. Ésquilo,considerado o verdadeiro criador da tragédia,das quais a primeira de que se tem notícia é Os Persas. Sófocles, autor de Édipo Rei, e Eurípedes,de As Troianas. Na comédia destaca-se Aristófanes, que escreveLisístrata.

364 a.C.

– Tem início, em Roma, os ludi scaenici – jogos cênicos.Onde antes havia apenas espetáculos de circo (corridas de cavalo e lutas) passam a se apresentar num palco (scaena) músicos e dançarinos.
Séc.III a.C.-I a.C.

– Introdução das representações teatrais em Roma(240 a.C.), com a encenação de tragédias e comédias gregas traduzidas para o latim. Logo a comédia se destaca.Baseadas no erro e no engano, ela é uma cópia da comédia nova do teatro grego (dos séculos IV a.C. e III a.C.). Destacam-se Plautoe Terêncio nas comédias e Sêneca nas tragédias.

Séculos X-XII

– Nascimento do teatro medieval, com os primeiros dramas litúrgicos e as peças de Hrotsvitha, abadessa alemã que re-elabora a dramaturgia clássica para temas edificantes. Escritos em latim, os dramaslitúrgicos dos conventos passam para as igrejas. A partir do século XII, o teatro vai para a cidade, por iniciativa das confrarias e dos saltimbancos, que escrevem as peças. Convivem então textos profanos e sacros. O teatro profano, apresentado nas festas de Carnaval, representa farsas e sotties.

Século XVI

– Na Itália surgem as primeiras experiências teatrais em língua nacional. A comédia passaa apresentar costumes cotidianos.O homem está no centro das preocupações. Na Espanha, em razão do grande desenvolvimento alcançado pela literatura e pelo teatro, os séculos XVI e XVII recebem a denominação de Siglo de Oro (Século de Ouro). Os dois grandes dramaturgos espanhóis do período são Lope de Veja e Calderón de la Barca, considerado o maior autor dramático espanhol da época.

1508-1509– As primeiras comédias de Ariosto, La Cassaria e ISuppositi, marcam o nascimento do teatro erudito. Maquiavel, com A Mandrágora; Aretino, com A Cortesã; e Ruzzante, com La Moscheta, são ácidos comentaristas de seu tempo.

1540

– Começam a ser construídos, na Itália, os primeiros teatros,com a divisão palco-platéia como a conhecemos hoje, que utiliza a noção de perspectiva nos cenários.1545
– Nasce a comedia dell’arte, quando, em Pádua, na Itália, oito homens assinam um contrato para formar uma companhia de atores.Sua origem estaria nos atos representados por mascates e charlatães para vender seus remédios e elixires. Os atores apresentam-se improvisando roteiros preestabelecidos (canevas) ao ar livre ou nas cortes.

Em 1762, o gênero adquire status oficial, quando a trupede Ricoboni se funde com a Opéra Comique, em Paris.

1558

– Início do chamado teatro elisabetano inglês durante o reinado de Elisabeth I. Surgem novas formas dramatúrgicas e cênicas. As primeiras salas de espetáculo são construídas e consolida-se o teatro profissional. Os autores mais notáveis são Christopher Marlowe, Bem Jonson e William Shakespeare, considerado o maior poeta dramático detodos os tempos. Suas peças, tradicionalmente divididas em obras históricas, comédias e tragédias, fazem não só a crônica de seu país como também descrevem com rara compreensão da condição humana as relações entre indivíduos e estes com a sociedade. Essa fase se encerra com o fechamento dos teatros por ordem do Parlamento em 1642.

TEATROS ELISABETANOS

– São construídos de madeira, comformato circular ou poligonal e sem teto. O palco pode ter até três níveis para que várias cenas sejam representadas simultaneamente. Ele avança até o meio do edifício, de modo que o público o cerque por três lados e tenha boa visibilidade. Ao fundo, uma cortina modifica o ambiente. Aos espectadores mais abastados e aos representantes da nobreza são destinadas as galerias.

Século XVII

– Sob...
tracking img