Racismo e xenofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Racismo e xenofobia



Disciplina: Filosofia
Ano Lectivo: 2011/12
trabalho realizado por:
Solange Lázaro nº29 10ºH1

Índice
Introdução ..…………………………………………………………… 3
Racismo …………………………………………………………………. 4
Xenofobia ……………………………………………………………….. 5
Racismo e xenofobia na europa ………………………………. 6
Preconceitos e estereótipos ……………………………………. 7
Como alterarestes pensamentos ……………………………. 8
Organizações de apoio ás vitimas e seus objetivos … 9
Conclusão ………………………………………………………………… 10
Bibliografia ………………………………………………………………. 11

Introdução
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de filosofia com o tema “O racismo e a xenofobia”. Escolhi este tema por ser algo que ainda hoje direta ou indiretamente afeta muita gente. Tive também a intenção de sensibilizaras pessoas sobre esta temática.



Racismo
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais,são superiores a outros.
 O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda ahistória da humanidade.
Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que têm a mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas como a cor de pele e o aspeto do cabelo.
O racismo reveste-se de várias formas nos diversos países, consoante a sua história, cultura e outros fatores sociais. Uma forma relativamente recente de racismo, por vezes denominada“diferenciação étnica ou cultural”, defende que todas as raças e culturas são iguais, mas não se deviam misturar, de maneira a conservar a sua originalidade. Não há nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça humana.
A importância que o homem dá à cor da pele do seu semelhante, é deveras preocupante. Na realidade, em muitos casos a diferença dacor da pele é uma barreira muito mais determinante para a comunicação entre as pessoas do que a própria diferença linguística, isto pode ser considerado um fenómeno  anti natura, uma vez que não vemos na natureza os animais minimamente preocupados com as diferenças de pelagem ou penas.

Xenofobia
Xenofobia é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, adesconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país. Atitudes xenofóbicas incluem desde o impedimento à imigração de estrangeiros ou de pessoas pertencentes a diferentes culturas e etnias, consideradas como ameaça, até a defesa do extermínio desses grupos. Por esta razão a xenofobia tende a ser normalmente associada a preconceitos étnicos ou ligados anacionalidade.

O racismo e a xenofobia na Europa
A Europa, tal como os restantes continentes, vive sob o impacte da globalização, de uma maior mobilidade internacional e do incremento dos fluxos migratórios. O aumento da intolerância política, religiosa e étnica bem como o desencadear de vários conflitos armados, dentro e fora do espaço europeu, provocaram a saída de inúmeros contingentespopulacionais das suas terras, refugiados nem sempre bem acolhidos em ambientes que lhes são pouco familiares. Carências económicas, a par de problemas sociais vividos pelos cidadãos de determinado Estado, têm contribuído para o surgimento de tensões evidenciadas sob formas de racismo "flagrante" e "subtil" contra determinados grupos, entre os quais comunidades migrantes e minorias étnicas ou...
tracking img