Racismo e Xenofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Racismo e Xenofobia
Racismo e Xenofobia, duas palavras tão diferentes e que no fundo nos remetem para a mesma coisa – desprezar a diferença, o que não nos é próximo. O racismo e a xenofobiaexistem desde sempre, o problema é que todos desejam igualdade, mas apenas para aqueles que se encontram numa situação melhor. “O racismo começa quando a diferença…é usada para justificar uma agressão. Umaagressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças…”
O racismo existe porque desde sempre o homem tem medo dos seus sentimentos e do desconhecido e é este medoque o impede de ver que apesar de todas as diferenças todos somos iguais. Não podemos julgar o outro pela sua cor de pele. “O racismo é sinal de ignorância.”Como diria o Bob Marley: “Enquanto a corda pele for mais importante que o brilho dos olhos sempre vai existir guerra.”
O repúdio por outras raças e culturas leva-nos à xenofobia – este medo intensivo, descontrolado e desmedido em relação apessoas ou grupos diferentes. Para conhecer a cultura de outro país é preciso estar desarmado de preconceitos raciais e acima de tudo não ter medo de enfrentar o desconhecido e confiar no outroapesar de todas as diferenças que este possa ter. Porque o importante não é a cor da pele, o país de origem, a riqueza… O importante é ouvirmos o nosso coração e ver para além das aparências, pois, o maiorcego não é aquele que não vê, mas sim aquele que não quer ver e o ser humano é por excelência um ser cego.
As diferenças não são obstáculos, as diferenças são as nossas semelhanças. Desde sempre omundo é diferente e é esta a razão de viver: uma vida que vive com a diferença aceitando-a, porque as semelhanças não se completam, a diferença é que é o verdadeiro par da semelhança!
Aceitar adiferença como semelhança e ouvir o que o nosso coração nos diz, só assim podemos sonhar com um mundo livre de preconceitos e lembrem-se que são as diferenças que nos completam.


Escola Secundária...
tracking img