Racismo e Xenofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto





















Introdução

Com este trabalho, pretendemos aprofundar o nosso conhecimento sobre o racismo e a xenofobia.
Ambos os temas enquadram se no programa da disciplina de filosofia em vários subtemas como os valores e cultura, a ética moral e religiosa, assim como também nos direitos humanos.Iremos abordar vários aspetos relacionados com estas temáticas, tais como, a discriminação, a caracterização de ambas as formas de discriminação, como estas se enquadram na sociedade bem como a relação entre si e a relação com outros fatores.
O racismo e a xenofobia enquadram-se no programa sobre vários temas, sendo alguns deles os Valores e a Cultura, a Ética moral e religiosa e os DireitosHumanos.
Neste tema vamos trabalhar o Racismo, ou seja, a discriminação por etnias, assim como trabalharemos a Xenofobia, o medo irracional de alguém que nos é desconhecido.
Em suma, iremos averiguar o porquê da existência do racismo entre etnias e o receio de conviver com os outros.
Iremos também esclarecer algumas dúvidas sobre este assunto, como:
O que é o Racismo?
O que é a Xenofobia?O porquê da discriminação?
O que caracteriza a Xenofobia?
Como se enquadram estas problemáticas na nossa sociedade?
Qual a relação entre Xenofobia e o Racismo?
Qual a relação da xenofobia e do racismo com o etnocentrismo?
Quais as organizações de apoio à vítima de Racismo e Xenofobia?







Racismo
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar que certas pessoassão melhores que outras, devido pertencerem a uma outra raça. Racismo é a convicção de que alguns indivíduos e as suas características físicas hereditárias, assim como determinados traços de carácter, inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros, no entanto, o racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizar asdiferenças biológicas entre os seres humanos.



Xenofobia
A Xenofobia é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país, ou seja, nada mais do que uma das piores manifestações da ignorância e do medo humano aquilo que eledesconhece: o preconceito.



Como se caracteriza a xenofobia?
A xenofobia caracteriza-se pelo medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas actividades, agressão e desejo que a sua presença não seja notada.
É caracterizada também como uma perturbação fóbica. O medo do desconhecido faz com que o individuo ganhe aversão ou ódio, gerando preconceitos.
Ao ser o medo do desconhecido nãopermite a emigração deste e é contra a imigração.





O porquê da discriminação?
A discriminação consiste na ideia de que certas propriedades possuídas por certas pessoas são razões suficientes para que os interesses dessas pessoas não sejam considerados do mesmo modo, e que, por isso, não tenham os mesmos direitos. A discriminação não é o mesmo que admitir que as pessoas têm diferentescaracterísticas. Existem vários tipos de descriminação, mas a que mais se relaciona com o tema abordado é a discriminação racial, logo, é este o tipo de discriminação que vamos desenvolver, tendo como fim, tentar esclarecer o porquê desta existir.
A discriminação racial e considerada uma das piores formas de discriminação visto basear-se em função das origens étnicas. Esta consiste na distinção,exclusão, restrição ou preferência em função da raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica. Esta existe, principalmente para justificar práticas político-sociais injustas, que atentam os direitos e a dignidade humana.


Qual a relação entre a Xenofobia e o Racismo?
Estas duas temáticas podem relacionar-se na medida em que, ambas têm as suas raízes no etnocentrismo. O etnocentrismo é a...
tracking img