Racismo e xenofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária D. Afonso Henriques
Filosofia

RACISMO e XENOFOBIA
Preconceito e Discriminação Trabalho realizado:
Álvaro Nº1 Ana Nº3 Cláudia Nº9

10º ANO

Racismo e Xenofobia |

Filosofia

ÍNDICE
Introdução ..................................................................................................................................... 3 Racismo......................................................................................................................................... 4 Racismo e discriminação ou preconceito racial – a intolerância racial ........................ 4-5 Diversas formas de racismo .......................................................................................... 5-6 Xenofobia...................................................................................................................................... 7 Meios jurídicos de combate ao racismo e à xenofobia ................................................................ 8 O que é necessário? ..................................................................................................... 8-9 Organizações de apoio às vítimas de racismo e xenofobia..................................................... 9-10 Conclusão ................................................................................................................................... 11 Webgrafia .................................................................................................................................... 12

ANO LETIVO:

Página 2 de 13

Racismo e Xenofobia |

FilosofiaINTRODUÇÃO
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de filosofia com o tema: “O Racismo e Xenofobia: Preconceito e Discriminação”. Escolhemos este tema, por ser intemporal e por, directa ou indirectamente afectar toda a gente, mas não só. Tivemos também o intuito de dar a conhecer as mais graves consequências destes preconceitos, onde e como se manifestam. Há muito para dizer sobre estatemática, no entanto, tentamos seleccionar o que nos parece ser mais importante!

ANO LETIVO:

Página 3 de 13

Racismo e Xenofobia |

Filosofia

RACISMO
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relaçãoentre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. A importância que o homem dá àcor da pele do seu semelhante, é deveras preocupante. Na realidade, em muitos casos a diferença da cor da pele é uma barreira muito mais determinante para a comunicação entre as pessoas do que a própria diferença linguística, isto pode ser considerado um fenómeno anti-natura, uma vez que não vemos na natureza os animais minimamente preocupados com as diferenças de pelagem ou penas.

A diferençade cor entre as pessoas tem uma explicação científica para a qual o homem não contribui minimamente: a maior ou menor concentração de melanina da pele, que torna a pele da pessoa mais o menos escura.

A maior ou menor concentração de melanina da pele, é o que torna a pele da pessoa mais ou menos escura, factor para o qual o homem não contribui minimamente.

ANO LETIVO:

Página 4 de 13 Racismo e Xenofobia |

Filosofia

RACISMO E DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO RACIAL – A INTOLERÂNCIA RACIAL
Comummente, faz-se um paralelismo entre racismo, discriminação e preconceito racial. Contudo, importa proceder-se a uma clara diferenciação entre ambos: o termo racismo é um fenómeno cultural, praticamente inseparável da história humana, que expressa o conjunto de teorias e crenças que...
tracking img