Quimica anaitica

571 palavras 3 páginas
1.1. Questões

a) O que é volumetria de precipitação? No que se baseia

É o método da volumetria no qual se utiliza substâncias químicas que reagem entre si e formam duas fases uma liquida e outra sólida e insolúvel no meio reagente (normalmente, água), um precipitado, com isso é possível determinar quantitativamente o produto da reação, bem como, qualitativamente quando se analisa as fases separadamente.

Baseada nas reações que produzem os compostos iônicos de solubilidade limitada é uma das mais antigas técnicas analíticas, datando de meados de 1800. Entretanto, em razão da baixa velocidade de formação da maioria dos precipitados, existem poucos agentes precipitantes que podem ser usados em titulometria. Sem dúvida o mais amplamente utilizado e o reagente precipitante mais importante é o Nitrato de Prata, que é empregado para a determinação dos haletos, ânions semelhantes aos haletos (SCN–, CN–, CNO–), mercaptanas, ácidos graxos e vários ânions inorgânicos bivalentes e trivalentes.

b) Defina o Método de Mohr.

O método de Mohr consiste num processo de detecção do ponto de final numa volumetria de precipitação. Este método baseia-se na formação de um segundo precipitado.
Na detecção do ponto final utiliza-se como indicador um segundo precipitado, que inclua a partícula titulante. Esse precipitado deve obedecer às seguintes condições: a sua cor dever ser completamente diferente da do precipitado formado no decorrer da titulação, de modo a que a sua formação possa ser detectada visualmente, e deve começar a formar-se imediatamente a seguir à precipitação completa do íon a titular, sendo necessário, para isso, que a sua solubilidade seja ligeiramente superior à do precipitado formado na titulação.

c) Como ocorre o ponto de viragem? Fale sobre o indicador utilizado.

O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de

Relacionados

  • Resumo do NBR 8160
    53917 palavras | 216 páginas