A origem da propriedade privada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Continuação –Origem da propriedade privada
É importante compreender que existia uma divisão sexual do trabalho anterior e que a partir da acumulação de riqueza do domínio de certas tecnologias essetrabalho passa a ser um trabalho diferenciado perdendo em importância o trabalho realizado pela mulher que é o trabalho doméstico e a partir dessa fase se substitui o matriarcado pelo patriarcado.Lógico, que isso não é um acontecimento que decorreu num curto período mas sim num grande período e variando de populações para populações, variando de locais para locais. Então, dessa forma o direitomaterno é substituído pelo direito paterno.
Direito materno:- quando os casamentos eram realizados nesse período era o homem que se deslocava para outra tribo, ele que se casava, ele que se passava afazer parte daquela gente, daquela tribo, e não a mulher. A partir do momento que o homem domina a produção e seu trabalho, tem maior importância, ele passa a impor o patriarcado, ou seja, o direitodo pai perante a família, que começa a se formar.
E aí também devido ao acúmulo de riquezas se institui a monogamia para a mulher porque o homem quer transmitir aquela sua riqueza para as geraçõesmas para garantir que as gerações sejam exatamente dele, que os filhos sejam dele, ele impõe a monogamia à mulher. E é importante frisar isso como um marco na sociedade, na evolução da humanidade. Éentão a partir desse momento em que a família coletiva sobrepõe a família individual. Então todo o trabalho era um trabalho coletivo, agora passa a ter um trabalho individual.
No trabalho coletivo,existia uma produção e essa produção era dividida entre todos, era para a subsistência de todos. Agora, nesse segundo momento já isso não ocorre mais, porque a produção individual se dá através douso de utensílios individuais, se dá através do trabalho individual. Ou seja, aquele trabalho que e realizado individualmente ele logo é apropriado individualmente. E conforme há diferenças entre...
tracking img