Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento da qualidade total

Apresentar o impacto da gestão da qualidade total para a melhoria do processo produtivo.

Ao final do estudo desta aula, você deverá ser capaz de: identificar os benefícios da implantação de programas de qualidade para a organização; apresentar os custos relativos à qualidade e permitir que eles sejam usados como indicadores de problemas associados com ogerenciamento pela qualidade total; analisar problemas e propor soluções relacionadas com a qualidade de processos produtivos.

409

INTRODUÇÃO
Nesta aula, vamos abordar o tema qualidade nas organizações. Qualidade não é um tema novo na área de Administração, e ainda é um dos principais assuntos na pauta dos executivos. A busca pela melhoria e pelo aperfeiçoamento contínuo sempre foi um objetivoa ser perseguido nas organizações. O enfoque na qualidade é que evoluiu à medida que as relações sociais e econômicas do homem se tornaram mais complexas.

ORIGEM E EVOLUÇÃO
O Japão, derrotado e arrasado econômica e moralmente após a Segunda Grande Guerra Mundial e sob a intervenção americana, passou a converter sua indústria de bens de guerra para a produção de bens civis. Além disso, houve achegada de cientistas americanos, que implementaram vários conceitos e teorias, entre eles, o Controle Estatístico da Qualidade (CEQ), um novo enfoque na liderança de gerência e o conceito do envolvimento de todos os funcionários da empresa. Com isso, conseguiram transformar as indústrias japonesas. Paulatinamente, o Japão deixa de produzir produtos de segunda linha, passando a produzir produtosde altíssima qualidade, crescendo economicamente. Os produtos japoneses começaram a incomodar a indústria americana, que percebeu o crescimento da invasão desses produtos no mercado mundial, não só com o menor preço, mas com maior qualidade – vantagens obtidas pela implementação de uma visão de qualidade nos processos e produtos das organizações japonesas. A primeira reação da indústria americanafoi fabricar fora do país, em busca de mão-de-obra mais barata, para ser mais competitiva. Essa política não surtiu muito efeito, assim como as tentativas de reserva de mercado. Surgiu então a saída: implementar um método que levasse qualidade e produtividade a todas as áreas da organização. Para tanto, tornou-se necessário derrubar idéias e preconceitos antigos. A ênfase na relação do trabalhopassa a ser o homem, não mais a organização e a máquina. Esse método foi denominado Gerenciamento da Qualidade Total (em inglês, Total Quality Management – TQM).

410

CONCEITO DE QUALIDADE
O conceito de qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações do consumidor; de outra forma, de acordo com as necessidades do cliente. Posteriormente, o conceito evoluiupara a visão de satisfação do cliente, sendo que esse resultado não se resume apenas às especificações técnicas, mas também diz respeito a fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, entre outros. Paralelamente a essa evolução do conceito de qualidade, surgiu a visão de que o foco na satisfação do cliente era fundamental noposicionamento estratégico da empresa perante o seu mercado. Logo depois, a empresa percebeu que o planejamento estratégico focado na qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então estendido para outras entidades envolvidas com as atividades da empresa, requerendo um envolvimento de outras empresas, como fornecedores, por exemplo. Juran e Gryna (1991)definem qualidade como sendo “adequação ao uso”. Essa definição foi amplamente utilizada na literatura por renomados autores e empresas envolvidas com programas de qualidade total ou programas de melhoria contínua da qualidade, porém outras definições podem ser consideradas. Segundo Feigenbaum (1994), qualidade é a determinação do cliente, e não a determinação da engenharia, nem de marketing, nem da...
tracking img