Ciclo do cafe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A economia baseada na produção e exportação do café é conhecida como o terceiro ciclo da economia colonial brasileira, depois do ciclo da cana-de-açucar no nordeste e o ouro na região das MinasGerais.
Assim como nos outros dois ciclos economicos posteriores, a economia gerada com o cefé redefinil a geografia brasileira.
A expansão do setor cafeeiro no Brasil ocorre à partir de meados doséculo XIX com a decadência da mineração. Com os principais produtos da pauta de exportação do país apresentando declínio no mercado externo, a economia nacional atravessa um período de estagnação. Haviauma infra-estrutura subutilizada em função do declínio das atividades econômicas mencionadas - como instalações, transportes, comercialização, terras férteis e disponibilidade de um estoque demão-de-obra escrava ociosa ou semi ociosa. Por outro lado, os fatores externos, como o aumento do consumo de café na Europa e nos Estados Unidos, e pelo lado da produção, a ruína dos principais produtoresmundiais de café como Java (devido a uma praga) e Haiti (por levantes de escravos), contribuíram para transformar o Brasil no maior fornecedor de café do mercado mundial.
É incontestável aimportância do café para o processo de formação e desenvolvimento da economia brasileira, este produto tornou-se fator determinante no processo de formação do capitalismo brasileiro.

Resumidamente doisfatores foram essenciais para o surgimento do capitalismo brasileiro que teve como base o ciclo economico do café. O primeiro foi A Lei de Terras, de 1850, deu oringe a propriedade privada da terra nobrasil. E o segundo o fim da escravidão que abriu a possibilidade da formção de mão-de-obra assalariada e consequente consolidou um mercado consumidor interno.

O desenvolvimento da economia cafeeirajunto aos dois fatores citados acima, propicia o crescimento político e social dos homens de negócio do café, gerando a denominada “burguesia cafeeira”. Assim, a economia e o capital cafeeiros...
tracking img