Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CRISLAINE BEZERRA SILVA- RA 299924
JORDANA BARBOSA OLIVEIRA – RA 304931
PATRICIA DALTRO OLIVEIRA-RA 326425
THAISE ASSAD LIMA-RA 308527

Desafio de Aprendizagem

Feira de Santana – BA
2011

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CRISLAINE BEZERRA SILVA-RA 299924
JORDANA BARBOSA OLVEIRA – RA 304931PATRICIA DALTRO OLIVEIRA-RA 326425
THAISE ASSAD LIMA – RA 308527

Desafio de Aprendizagem

Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera - Uniderp, curso de Licenciatura em Pedagogia, como requisito parcial para aprovação do 1ª semestre na disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional, sob orientação da tutora Edna Santos.

Feira de Santana – BA
2011

Introdução

A Pedagogia é um temamuito rico, e por ser muito extenso requer muito estudo e pesquisa. Depende não só das gerações passadas, dos desbravadores deste campo, mas também das novas gerações de profissionais ousarem e produzirem trabalhos e pesquisa com qualidades científicas para dar continuidade ao trabalho já começado. Atualmente, além da Instituição Escolar, notamos grande interesse nas áreas hospitalar e empresarial,além da clínica clássica. Surgida no século XVII, pedagogia tende para um objetivo prático definido, através de meios (processos e técnicas de ensino) eficientes para alcançá-los.

Oportunidades e ameaças presentes no cenário global

Geralmente, o pedagogo tem-se caracterizado como profissional responsável pela docência e especialidades da educação, como: Direção, Supervisão, Coordenação eOrientação Educacional, entre outras atividades específicas da escola. Podemos dizer que, dificilmente, encontra-se o profissional da educação desvinculado da escola propriamente dita, e inserido em outras atividades do mundo do trabalho, como em empresas, ainda que esse trabalho refira-se à educação, mas em uma perspectiva extraescolar.
Ao analisar a estrutura de organização das disciplinas do cursode Pedagogia notamos que não há direcionamento específico para a atuação do pedagogo em empresas, fato esse que dificulta a inserção e conhecimento das possibilidades de atuação desse profissional nos processos produtivos. Por essa razão e, também, porque a escola constitui-se um local de trabalho bastante conhecido dos pedagogos, esses profissionais limitam sua procura a essas instituições.Nesse momento, em que o curso de pedagogia passa por um processo de reestruturação com propostas divergentes de diretrizes curriculares e, também, considerando as modificações ocorridas no processo produtivo, faz-se importante contemplar a possibilidade de atuação desses profissionais em outros setores do mundo do trabalho.
Dessa forma a educação sofre mudanças em seu conceito, pois deixa de serrestrita ao processo ensino-aprendizagem em espaços escolares formais, se transpondo aos muros da escola, para diferentes e diversos segmentos como: ONGs, família, trabalho, lazer, igreja, sindicatos, clubes etc. Abre-se aqui um novo espaço para a educação, dando uma estrutura interessante à educação não formal.
Com toda esta nova proposta e possibilidade de atuação, o profissional Pedagogo tambémse transforma, se adequando a esta nova realidade, se posicionando como profissional capacitado para caminhar junto a esta transformação da sociedade. O Pedagogo deixa de ser, neste novo contexto, o mesmo Pedagogo do século XVIII, XIX e até mesmo século XX. Apresentando-se agora como agente de transformação para atuar nesta nova realidade. Hoje, o profissional pedagogo está sendo inserido em ummercado de trabalho mais amplo e diversificado possível, porque a sociedade atual exige cada vez mais profissionais capacitados e treinados para atuarem nas diversas áreas. Não sendo comum um profissional ser qualificado apenas para exercer uma determinada função, e sim para atuar nas diferentes áreas existentes no mercado de trabalho, seja ele qual for.
As linhas de pensamento relacionadas ao...
tracking img