Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Identificação
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

2. O Assistente Social e o Mercado de Trabalho

3. Introdução
Diante de um mundo globalizado, estar bem preparado tornou-se essencial para a conquista de um bom emprego, mas também para ter uma vida sadia e feliz em sociedade. Estar atento as mudanças a sua volta eidentificar as oportunidades, para que diante das dificuldades como o “Apagão de Profissionais”, possa se criar um novo perfil sócio cultural e profissional. Ter uma visão de mundo ampla sem se esquecer de seus próprios valores e autopromoção de si mesmo, bem como planejamento pessoal e profissional,planejamento financeiro, são ferramentas que podem auxiliar o profissional a se estar dentro desua empresa e na sociedade em que vive.

4. Oportunidades e ameaças presentes no cenário global.
O Assistente Social é um dos profissionais que poderá estar recebendo a demanda oriunda de dois pólos: os qualificados e os desqualificados profissionalmente. Os primeiros sofrem uma pressão constante para manterem-se atualizados, enquanto que os segundos encontram-se progressivamente afastados dasoportunidades de qualificação e conseqüentemente com grandes dificuldades para a permanência no emprego, ou para o retorno aos seus postos de trabalho. Uma metamorfose em relação ao trabalho é vivenciada duplamente pelo Assistente Social, que sobre este prisma enquadra-se como trabalhador, devendo ser possuidor das qualidades de empregabilidade exigida pelo mercado. Por outro lado, esse mesmoprofissional no exercício da sua profissão, como prestador de serviços sociais, estará recebendo no seu local de trabalho, nas diversas áreas de atuação do Serviço Social, essa nova leva de usuários pertencente à classe que vive do trabalho, mas que não encontra espaço para o exercício da sua cidadania por meio da ocupação profissional.
Diante dessa situação há uma maior procura pelas políticassociais compensatórias com a conseqüente ampliação do número de vagas para o Assistente Social, já que este profissional competente para planejar, gerir e operacionalizar a política de Assistência Social. O principal desafio para o Assistente Social nessa nova configuração da realidade consiste em apresentar-se como uma nova profissão qualificada para contribuir com respostas a estas questõesimediatas, mas que ao mesmo tempo, não perca o seu caráter propositivo, a sua visão crítica no sentido de romper com o imediatismo estabelecendo ações consistentes com base em princípios éticos que tenham como perspectiva a promoção da cidadania. Nessa visão a Assistência Social é direito e não favor ou benevolência, cabendo ao Estado enfrentar as desigualdades sociais, provocadas pelo seu modelo dedesenvolvimento, com políticas redistributivas que promovam a inclusão. . É preciso estar qualificado para conseguir o trabalho com qualidade, em respeito aos cidadãos usuários das políticas sociais e pelo fortalecimento da profissão.
Na visão do mundo atual, temos que privilegiar nossa empregabilidade, através da busca de novos conhecimentos, sermos uma raridade no mercado, aprender a nos conhecer, afazermos a diferença, a conviver e a ser uma única pessoa, não sermos comuns a todos, confiar em si mesmo, não desanimar nunca, não aceitar os negativismos das empresas.

5. Na visão do mundo atual, temos que privilegiar nossa empregabilidade, através da busca de novos conhecimentos, sermos uma raridade no mercado, aprender a nos conhecer, a fazermos a diferença, a conviver e a ser uma únicapessoa, não sermos comuns a todos, confiar em si mesmo, não desanimar nunca, não aceitar os negativismos. Sabermos efetuar o nosso marketing pessoal, mantermos a ética e aceitar as criticas no trabalho, fazer realimentação das ações e praticarmos o benchmarking, comunicar-se e mantermos vínculos de solidariedade entre as pessoas. Não adianta acionar as pessoas de relacionamento apenas quando...
tracking img