Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL
1º SEMESTRE

Desafio de Aprendizagem
Desenvolvimento Pessoal e Profissional do
Assistente Social

 Aliandra Gomes Martins RA.: 2330415280
Ana Paula Rodrigues de Melo RA.: 2307356862
Bianca dos Santos Soares RA.: 2320368798
Evelyn Stefano RA.:2321368911
Mauralis daSilva Selan RA.: 2324408217

 
 
 
  

Disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Profª EAD Edilene Maria de Oliveira

Santo André
2011

Introdução

O Desafio de Aprendizagem da disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional prevê a elaboração de uma proposta dequalificação para Assistentes Sociais, contextualizando a atual situação dos referidos profissionais no Mercado de Trabalho, capacitando-os para que alcancem empregabilidade.

Oportunidades e Ameaças no Cenário Global

O Serviço Social é uma área que se ocupa, entre outras questões, com as relações sociais. Na atualidade, em que o mundo do trabalho passa por profundas mudanças, essas relações tendem aesgarçarem-se, tendo em vista a acirrada competitividade nesse mercado, produzindo duas categorias de trabalhadores: os qualificados e os desqualificados profissionalmente. Os primeiros sofrem uma pressão constante para manterem-se atualizados enquanto que os segundos encontram-se progressivamente afastados das oportunidades de qualificação e conseqüentemente com grandes dificuldades para apermanência no emprego. Essa metamorfose em relação ao trabalho é vivenciada duplamente pelo Assistente Social, que enquadra-se como trabalhador da Assistência Social, devendo ser possuidor das qualidades de empregabilidade exigida pelo mercado.
O principal desafio para a Assistência Social nessa nova configuração da realidade consiste em apresentar profissionais qualificados para contribuírem comrespostas às questões urgentes, mas que ao mesmo tempo, não perca o seu caráter propositivo a sua visão crítica no sentido de romper com o imediatismo estabelecendo ações consistentes com base em princípios éticos que tenham como perspectiva a promoção da cidadania.

O profissional de Serviço Social e sua relação com os outros (ou seja o público atendido pelo Assistente Social)

O profissional deServiço Social precisa ter perspicácia para interagir com o público atendido, necessita ouvir além das palavras ditas, ou seja, traduzir gestos, como se apresenta e até mesmo o seu silêncio, tudo sem uma conotação “clínica” e sim “social”. Para tanto precisa aprofundar o seu autoconhecimento, sua visão de mundo.
Refletindo sobre a relação entre o Assistente Social com o público atendido e os trêsprimeiros capítulos do PLT, verificamos que:
Capítulo 1 – Visão de Mundo – apresenta questões fundamentais para identificarmos qual a organização do mundo em que vivemos, numa visão social, econômica e política, entendendo melhor a cultura de cada povo que dá origem a sua consciência ética e moral possibilitando a concepção das transformações das mudanças, o que favorece uma postura mais versátilfrente às transformações constantes.
Capítulo 2 – Projeto de Vida: um jeito de estar no mundo - para avançar conscientemente temos que organizar também nossos objetivos, por meio de um projeto. Neste capítulo vemos a importância de identificarmos as nossas habilidades e dificuldades, com o objetivo de traçar uma meta a partir da elaboração de um projeto de vida objetivo, que tenha coerência arealidade de vida e com os desejos do indivíduo.
Capítulo 3 – Trabalho Emprego e Empregabilidade – neste capítulo refletimos sobre trabalho e emprego e as suas implicações na vida do profissional. Vejamos: a partir de uma visão de mundo coerente, um projeto de vida condizente com a realidade o profissional poderá conquistar a empregabilidade, que é a “capacidade do indivíduo de conseguir novas...
tracking img