Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO

Desenvolvimento pessoal e profissional
Pedagogia e o mercado de trabalho

O mundo passa por constantes mudanças, apresentando oportunidades e ameaças a diversas profissões, dentre outras questões. No desenvolvimento dessa proposta será abordado algumas atribuições do profissional da área de pedagogia com ênfase a critérios básicos inerentes a profissão e o mercado de trabalho como:a busca pelo espaço nesse mercado, considerando o que ele exige, bem como está atento às atualidades e trabalhar com afinco para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

No início do milênio a identidade profissional dos docentes entrou em discussão acrescidas de novas dimensões de sua atuação e formação, como o ensino a distância. Nesse período, as concepções de educação, os processos deensino e aprendizagem e o currículo passaram por várias transformações, assim como a legislação e as políticas educacionais. Os impactos dessas mudanças não se limitaram à sala de aula, abrindo novas perspectivas para professores e pedagogos com formações específicas, sobretudo em filosofia, sociologia, educação especial, línguas, professores que tenham habilidades para manusear aparelhostecnológicos e, até, para profissionais de áreas afins, como psicopedagogos e fonoaudiólogos, vale destacar que as áreas de educação infantil e técnicas são duas frentes que mais dispõe de vagas para essa área. Essas oportunidades também estão vinculadas as novas funções sociais e concepções da escola que priorizam a diversidade e a aprendizagem.
Apesar de aparentemente estável, o currículo escolar édinâmico e completamente relacionado com o contexto social, as disciplinas entram e saem do currículo afim de atender as demandas da sociedade e as mudanças de perspectiva dentro das próprias disciplinas. Cabe aos profissionais se inteirar das mudanças que ocorrem reciclar seus projetos pedagógicos especializar - se nas área mais promissoras para que assim não se sinta ameaçado em sua profissão.O Marketing pessoal é importante nas esferas pessoal e profissional. Sua importância reside em colocar as pessoas em destaque, expressando um conjunto de habilidades importantes ao mercado consumidor e que, ao mesmo tempo, fortaleça e expresse o autoconceito. Para a composição do produto-você-, algumas competências são importantes, tais como: de flexibilidade, criatividade e inovação, envolvimentoe comprometimento. A aparência é apenas um dos diversos aspectos que compõe o marketing pessoal e deve valorizar o profissional, é interessante que procure se apresentar de maneira coerente com o ambiente.
Comunicação é a capacidade de transmitir uma informação com a certeza de que o outro lado entenda a mensagem que estamos transmitindo e nos de a resposta, e é de grande importância para quemvai trabalhar diretamente com o público, existe ainda peculiaridades de comunicação para cada faixa etária a ser trabalhada além de contribuir muito com o desenvolvimento dos trabalhos que precisam ser desenvolvidos em grupo pelos profissionais da área de pedagogia. Somos seres sociais, devemos cuidar de nossas relações interpessoais em todos os momentos, a fim de criar, manter e melhorar essesrelacionamentos, e a comunicação é parte disso.
A educação é fundamental para promover o convívio, pois ela envolve aprendizagem, e a convivência em sociedade só faz sentido na medida em que se reconhece a importância do outro. Geralmente alunos de séries iniciais costumam ver o professor como um exemplo a ser seguido, naturalmente se tem a tendência de praticar o aprendizado a partir do que vemoso mestre fazer, isso funciona bem melhor do que verbalizar o que é certo ou errado. No trabalho, é importante redobrar a atenção ao seu comportamento, pois qualquer deslize pode comprometer sua carreira e frustrar seus alunos. Um dos desafios da convivência social é aprender a viver com as diferenças e amenizar os conflitos.
A profissão segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)....
tracking img