Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Transformação do mundo, estamos preparados?











INTRODUÇÃO
O mundo está em constante transformação, precisamos estar atentos aos avanços tecnologicos, mudanças sociais e culturais. Essas transformações acontecem de forma muito rápida, isso faz com que a sociedade esteja sempre em busca de informações e atualizações. As mudanças devalores também acontecem, porém, não com a mesma velocidade. Á esses valores damos o nome de ética.
Veremos a seguir o que são essas transformações de valores.


Você no mundo

Oportunidades e ameaças presentes no cenário brasileiro e /ou global que possam afetar a área de formação de um tecnólogo.



Conceito de visão do mundo

Segundo Immanuel Kant, “visão do mundo” é a percepçãodo mundo por meio dos sentidos. Então cada indivíduo cria sua própria visão de mundo que deve ser reformulada com freqüência, devido a constantes mudanças sociais, econômicas e culturais. A cada instante o mundo mudo assim como ao realidade ao seu redor.

Na era pós - industrial a capacidade do homem foi substituída pela máquina, o que fez com que o ser humano deva ser versátil para supriras informações a que está exposto.

A era de informação e do conhecimento tornou tudo acessível.

Silva, (1996), declara que entender o mundo, relacionar-se com os outros, transformar a si mesmo e à realidade são os maiores desafios de nossa existência.

Na era de consciência surge a necessidade de cultivarmos novos valores. O homem precisa encontrar explicações e conceitos para umnovo mundo.

Entre os temas de maior importância para a compreensão do mundo, destacamos a educação, que está fundamentada em 04 pilares.

Aprender a fazer é valorizar a capacidade de mobilizar os saberes para a resolução e o enfrentamento de problemas.

Aprender a conviver é se reconhecer, praticar o exercício da fraternidade é um caminho para a solidariedade e compreensãomútua.

E aprender a ser, é a necessidade de tornar o mundo mais harmonioso.

A diversidade cultural, que engloba: a percepção das diferenças entre pessoas, ou seja, pertencemos a determinados grupos que nos transmitem informações que acabam por moldar nossa percepção e personalidade. Respeito e valorização das diferenças. Temos contatos com pessoas diferentes e isto no dia a dia pode serpositivo. Aprendizagem a partir das diferenças, o mundo de hoje exige percepção mais aberta e postura pessoal e profissional.

A ética, que diz respeito à convivência á ação dos homens em sociedade, tendo a moral como base. Ética e moral são adquiridas ao longo da vida, é um instrumento que promove a igualdade entre as pessoas.

A responsabilidade socioambiental significarespeitar as pessoas em sua diversidade, sendo solidário e humano, equilibrando interesses individuais e coletivos. É importante que cada vez mais pessoas se comprometam com a sobrevivência da espécie humana nesta e em outras gerações, e não apenas com a realidade local e suas necessidades imediatas.

A espiritualidade é a “conduta das pessoas, no caminho do bem e da prosperidade com ética, e daajuda mútua, independente de crenças”, segundo Huppes e Oliveira.

Conclui-se que cada indivíduo cria sua própria visão do mundo, não há como julgá-las. Quanto maior a cultura mais abrangente é esta visão, devemos respeitar as pessoas com suas diversidades, devemos construir um ambiente de trabalho com profissionais competentes, motivados e equilibrados e que acima de tudo, possam agir comética, dessa forma ampliar e aperfeiçoar a visão de mundo.



Você com os outros.

O profissional de RH e sua relação com os outros.



-Qual a relação entre Marketing pessoal e a área de formação?
O marketing é uma ferramenta de valorização que se torna imprescindível para diferenciar um profissional no mercado de trabalho.
-Qual a importância da comunicação na área de formação?...
tracking img