Justificativas para a guarda compatilhada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVAS PARA O EXERCÍCIO DA GUARDA COMPARTILHADA.

Existem diversos fatores que devem ser observados na justificativa pra efetivação da guarda compartilhada, um delesrelaciona-se com a guarda exclusiva, em que o casal decide por fim a união, e para o menor há um desgaste, uma situação de ansiedade, pois não quer afastar-se de seus pais.
Embora comdesfazimento da união, o rompimento seja efetivamente entre os pais, o conflito atinge inteiramente ao menor, mesmo que o casal não tenha convivido junto anteriormente.
Atribuir a guarda apenasa um guardião, onde o mesmo exerce a guarda material e legal dos filhos, no desenvolvimento da sua educação, no convívio e nas decisões de sua vida, não parece ser justa, pois caberá apenas ao nãoguardião apenas a função de supervisionar e visitar, seu filho.
Durante muito tempo o instituto da guarda exclusiva, foi utilizado, entretanto, com as transformações sofridas pelasociedade, onde se busca uma igualdade entre os cônjuges, já não cabe qualquer tipo de distinção entre os pais, claro que existem critérios a serem observados e há casos que a guarda exclusiva ainda deve serutilizada, visando à proteção do menor, mais são casos isolados, por ter surgido uma situação que possa prejudicar o menor, pois o ponto fundamental nas decisões que envolvam a guarda deverá sempreserá o melhor interesse do menor.
Existem situações que justificam o uso do modelo de guarda exclusiva, destaco a morte de um dos cônjuges, a suspensão e destituição do poder familiar,situações relevantes em que esse modelo de guarda se enquadra, sempre observando o melhor interesse do menor.
Apesar do modelo se guarda exclusiva ainda ser bastante adotada, existem diversospontos negativos em sua aplicação.
Outro ponto que pretendo destacar é o fato do modelo de guarda exclusiva prejudicar a todos os envolvidos, principalmente o menor, que acaba perdendo...
tracking img