Regra x - o tiro de saída

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Regra X - O Tiro de Saída

10.1 No começo do jogo, o tiro de saída é executado pela equipe que vencer o sorteio e escolher começar com a posse de bola. Os adversários, então, têm o direito de escolher olado da quadra. Alternativamente, se a equipe que vencer o sorteio preferir escolher o lado da quadra, então os adversários executam o tiro de saída.
As equipes mudam de lado de quadra nosegundo período do jogo. O tiro de saída para início do segundo período é executado pela equipe que não teve o tiro de saída no início do jogo.
Um novo sorteio é feito antes de cada período extra, e todas as normas acima sobre a Regra 10.1 também se aplicam neste período extra.
10.2 Depois que um gol foi marcado, o jogo é reiniciado com um tiro de saída executado pela equipe que sofreu o gol (ver,contudo, Regra 9.2, 2o parágrafo).
10.3 O tiro de saída é executado em qualquer direção do centro da quadra (com uma tolerância lateral de cerca de 1,5 metros). O tiro é precedido por um apito, e na continuidade deve ser executado dentro de 3 segundos (13.1 a, 15.7 3º parágrafo). O jogador executante do tiro de saída deve ocupar uma posição com pelo menos um pé sobre a linha central, e o outro pé emcima ou atrás desta linha (15.6), e permanecer nesta posição até que a bola tenha saído de sua mão (13.1 a, 15.7 3º parágrafo). (Ver também Esclarecimento nº 7).
Os companheiros de equipe do executante, não estão autorizados a cruzar a linha central antes do apito (15.6).
10.4 Para o tiro de saída do início de cada período (inclusive qualquer período extra), todos os jogadores devem estar nosseus próprios lados de quadra.
Contudo, para o tiro de saída depois que um gol foi marcado, os adversários do executante estão autorizados a estarem em ambos os lados da quadra.
Em ambos os casos, contudo, os adversários devem estar a pelo menos 3 metros de distância do jogador executante do tiro de saída (15.4, 15.9, Esclarecimento nº 5.2b).

Regra XI - O Tiro Lateral
11.1 Um tiro lateral éconcedido quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora foi o último a tocar na bola antes que ela cruzou a linha de fundo de sua equipe. Ele também é concedido quando a bola tocou o teto ou objeto fixado sobre a quadra.
11.2 O tiro lateral é executado sem o apito do árbitro (ver, contudo, 15.5b), pelo adversárioda equipe cujojogador tocou por último na bola antes que ela cruzou a linha ou tocou o teto ou objeto fixado.
11.4 O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral (15.6) e permanecer na posição correta até que a bola tenha saído de sua mão (15.7 2º e 3º parágrafos, 13.1a). Não há limites para o posicionamento do segundo pé.
11.5 Enquanto o tiro lateral está sendo executado, os adversários não podemestar a menos de 3 metros do executante (15.4, 15.9, Esclarecimento nº 5.2b).
Eles estão, contudo, sempre autorizados a permanecerem imediatamente no lado de fora de sua linha da área de gol, mesmo se a distância entre eles e o executante é inferior a 3 metros.
O que é o Tiro de 7 Metros
O tiro de 7 metros é a infração máxima do jogo de handebol. Ela se assemelha ao pênalti do futebol e futsal, eao lance livre do basquetebol.
Para ser assinalado um tiro de 7 metros o árbitro deve, em seu julgamento, entender que a falta assinalada ocorreu em um momento claro de gol da equipe que ataca.
Logo, um tiro de 7 metros pode ser sofrido não apenas quando o jogador já está finalizando uma bola cara-a-cara com o goleiro, exclusivamente.
Numa situação de contra-ataque, por exemplo, em que umjogador está com condições claras de marcar um gol, tendo à sua frente apenas o goleiro adversário e um jogador defensor o segura por trás impedindo seu deslocamento a gol, independentemente do atacante estar em seu campo defensivo, iniciando o contra-ataque, ou já estar em atitude de finalização, próximo ao gol adversário, o árbitro pode entender como um lance de clara chance de gol e assinalar o...
tracking img