Qualidade nos sistemas de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Transporte










QUALIDADE NOS SISTEMAS - MODAIS




















Maravilhas Modernas – Transportes de Carga

Transporte Rodoviário

O deposito é a interface entre o transporte e o estoque. Tudo começa quando um caminhão chega ao deposito com as mercadorias, que são colocadas em paletas e distribuídas em prateleiras de 12m de altura.Dependendo dos produtos que chegam ao deposito, alguns itens devem ser separados e preparados para serem distribuídos primeiramente tais como carnes e laticínios que podem estragar rapidamente. No passado a função que mais ocupava o tempo dos operários era a separação de produtos, hoje os gerentes de depósitos contam com o que chamamos de sistema mecanizado uma serie de esteiras e leitores eletrônicosque separam os produtos para a distribuição para seguir diretamente ao varejo.
A segurança entre o processo de estoque e distribuição é feito através de mecanismos de controle de segurança assim que o caminhão chega ao deposito, para receber as mercadorias, estes sistemas são acionados evitando possíveis problemas com a movimentação do veiculo.
Mas é dentro dos depósitos que uma maquina sesobre sai em relação às demais, é a estrela dos depósitos a empilhadeira. Segundo Warren T. Eck (V.P. Fleet Management) conta que os primeiros modelos eram muitos simples não possuíam garfos e nem sistema hidráulico, possuíam correntes e que na verdade não passavam de suspensores mecânicos projetados para levantar a carga cm do chão. Foi nos anos 20 que especialistas começaram a projetar modelosmotorizados, uma vez que dependendo da carga colocada nas plataformas, o condutor levantava a carga à cerca de 60 cm do chão e levava o veiculo onde uma equipe fazia a distribuição manualmente. O grande avanço da empilhadeira, porém veio com a padronização industrial das cargas, desenvolvida nos anos 30. Uma plataforma de madeira medindo 1m por um 1,20 batizada de Paleta revolucionou o processo, osfuncionários empilhavam os produtos nas paletas e lá permaneciam até a hora do despache. Nos anos 50 os depósitos passaram a concentrar maior quantidade de carga em espaços menores e para cima, com isto as empilhadeiras ficaram menores, com maior poder de suspensão, algumas hoje alcançam cerca de 15m e utilizam garfos para acomodar os produtos nas prateleiras.





Transporte Marítimo

Amovimentação de contêineres nos portos é constante, eles são retirados dos navios com a ajuda de guindastes, e os operadores que os movimentam, ficam em cabines de controle suspensos a 36m do chão, são eles que separam os contêineres e colocam em veículos especiais que os levam com a carga para o pátio. Para gerenciar os contêineres os gerentes contam com um sistema moderno e organizado porcomputadores, onde localizam todas as informações necessárias sobre ele, como itinerário, tamanho e peso. A logística moderna, o contêiner de carga uniforme e os equipamentos pesados ajudam hoje os estivadores na facilidade do trabalho. Mas antigamente não era assim, o carregamento e o descarregamento dos navios levava dias ou até semanas, isto porque as civilizações antigas trabalham diretamente comas mãos, os egípcios por exemplos transportavam em barcaças de 60m obeliscos de mais de centenas de toneladas, a idéia de pesquisadores revelam que os egípcios enterravam as embarcações perto da costa e desciam com os obeliscos até onde se encontravam o navio, a peça era acomodada onde se encontrava a embarcação e depois retirada toda a areia ao redor para navegarem com centenas de toneladas.Segundo especialistas se carregado inadequadamente o navio pode provocar acidentes, a instabilidade fica comprometida, podendo ficar pesado e afundar. Por isto todos os cuidados hoje devem ser tomados. Na era da navegação a vela, os trabalhadores que carregam e descarregavam as mercadorias eram chamados de estivadores, termo derivado do verbo espanhol "estivar" ou carregar navios, neste tempo os...
tracking img