Relatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE RUY BARBOSA - FRB

Luana Barbosa
Paula Regina Azevedo
Thárcilla Maia

EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS NUTRICIONAIS



Salvador, 2012

ANEMIA

Introdução
A anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em conseqüência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência.Contudo, apesar da ausência de vários nutrientes contribuírem para a ocorrência de anemias carências, como folatos, proteínas, vitamina B12 e cobre, indiscutivelmente, o ferro é entre todo o mais importante. Essa carência é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência, sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro ou pelainadequada utilização orgânica. Estima-se que aproximadamente 90% de todos os tipos de anemias no mundo ocorram por causa da deficiência de ferro.
2.1
Os Tipos de anemia:
Anemia ferropriva
Ocorre quando o corpo não esta com a quantidade suficiente de ferro. Este tipo de anemia é uma das mais comuns e causa hemorragia no estomago e no intestino.
As mulheres que possuem um fluxo menstrualelevado têm mais facilidade a desenvolver a anemia por carência de ferro.
Anemia falciforme
Essa anemia é uma doença congênita caracterizada por hemácias em forma de foice. Este tipo de anemia geralmente atinge pessoas de raça negra e seus descendentes.
Anemia hemolítica
Este tipo de anemia causa a diminuição dos glóbulos vermelhos circulantes decorrentes de sua destruição prematura. Suascausas incluem infecções, o uso de certo medicamentos, distúrbios auto-imunes e distúrbios hereditários.
Anemia megaloblástica
Ela é causa por falta de vitamina B12 ou folato. Sendo que além de alguns sintomas que são comuns, a anemia megaloblástica produz sintomas neurológicos e psiquiátricos.

Referencial teórico
Em São Paulo, vários trabalhos nos últimos anos têm demonstrado a tendênciacrescente na prevalência da anemia, principalmente no grupo infantil, indicando a relevância dessa problemática e a necessidade de ações preventivas que revertam a situação. Em um estudo de 1978, foi encontrada uma prevalência de 22,7% de anemia em menores de 60 meses no município de São Paulo. Uma década após, esse percentual havia aumentado para 35,6%. Outro estudo (1994) indicou prevalência de anemiade 59,1% em crianças de 6 a 23 meses.
Para classificação da anemia em relação ao seu nível de importância para a Saúde Pública, utilizam-se os percentuais abaixo:
Nível de importância como problema de saúde pública Prevalência.

Categoria de situação de saúde pública | Prevalência de anemia (%) |
Normal | < 4,9 % |
Leve | 5% - 19,9% |
Moderado | >20% - < 39,9% |
Grave |>40% |

Descrição da doença
As causas da Anemia por Deficiência de Ferro, tanto em crianças como em gestantes, são basicamente o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro e/ou com baixa biodisponibilidade. Na gestante, podem-se destacar também as baixas reservas de ferro pré-concepcionais e a elevada necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.
Comodiagnosticar a Anemia por Deficiência de Ferro?
Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos e de difícil detecção, sendo necessários exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia por Deficiência de Ferro. Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas,palma das mãos), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas"). Para o diagnóstico da anemia, é necessário recorrer aos indicadores laboratoriais (hematológicos). O nível de hemoglobina é um dos indicadores que tem sido amplamente utilizado em inquéritos epidemiológicos, além de ser considerado adequado num diagnóstico preliminar...
tracking img