Dimensionamento de ar condicionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A busca incansável pelo conforto e bem-estar cresce progressivamente nos dias atuais.
Visando melhorias sempre, a climatização vem crescendo visivelmente desde sua invenção. A comodidade térmica é um item importantíssimo quando se considera os dias quentes de verão, os quais trazem grande desconforto tanto para residências, como paraindústrias. Amenizar os efeitos causados pelo calor é o que impulsiona a procura constante por melhorias.
Com base no benefício de conforto térmico, e podendo se redefinir a interação de pessoas com o meio em que elas vivem criando um mundo mais confortável, será dimensionado um sistema de climatização e resfriamento.



1.2
OBJETIVOS

O objetivo principal desse projeto é dimensionar umsistema de climatização para a nova concessionária de motocicletas da Honda "Moto Way" que se situará em Itaperuna - RJ.
O projeto utilizará alguns dos aparelhos de ar condicionado modelo "Split" que são usados na concessionária Honda “Moto Way” já existente, por motivo de economia, e também aparelhos novos conforme necessidade.
Para os ambientes com telhado será adotado o sistema de climatizaçãoevaporativa, devido a não possibilidade de utilização de aparelhos de ar condicionado nesses locais.

1.3 JUSTIFICATIVA

Devido às altas temperaturas em dias de verão e ao grande desconforto térmico que sentimos por meio deste, será o desenvolvimento e o dimensionamento de um projeto de climatização para proporcionar um maior conforto, e uma temperatura e umidade adequados ao ambiente,que será de grande valia nos dias de hoje.
Os ares condicionados modernos produzem um ar limpo, fresco e saudável, fazendo com que até mesmo os funcionários trabalhem com maior vigor, tendo assim, uma maior produtividade.
O sistema de climatização evaporativa limpa e hidrata o ar, reduzindo a temperatura e dispersando o calor para o meio externo, mantendo assim a temperatura do interior inferiora temperatura externa.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 HISTÓRIA DO AR CONDICIONADO

Durante muito tempo, o homem pensou em maneiras de amenizar os efeitos do calor. Invenções mais antigas, como ventiladores, abanadores e até mesmo o uso do gelo em larga escala faziam parte dos métodos para amenizar a temperatura em um ambiente (HT, on line).
O conceito de condicionamento de ar era aplicadona antiga Roma, onde a água de aquedutos era feita circular através das paredes de certas casas, para as arrefecer. A primeira unidade moderna de ar condicionado foi inventada em 1902 por Willis Carrier, nos EUA (US4, on line).
Analisando os problemas específicos de uma indústria gráfica de Nova York, a Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co., Carrier teorizou que poderia retirar aumidade da fábrica pelo resfriamento de ar. Desenhou, então, uma máquina que fazia circular o ar por dutos artificialmente resfriados. Este processo, que controlava a temperatura e a umidade, foi o primeiro exemplo de condicionamento de ar contínuo por processo mecânico. O invento se tornaria precursor de toda a indústria da climatização e controle do conforto ambiental dando a Carrier o título de “paido ar condicionado”. A partir de 1914, para fins de conforto, foi desenvolvido um aparelho para uso residencial, que foi utilizado numa residência em Minnesota. No mesmo ano, Carrier também desenhou o primeiro condicionador de ar para hospitais, aplicado no Allegheny Hospital de Pittsburg. Além destes, posteriormente Carrier desenvolveu condicionadores para arranha-céus e vagões da ferroviaB&O. Em 1950, ano de seu falecimento, o condicionamento de ar residencial disseminou com ênfase com a produção de aparelhos do tipo janela. Nessa época começaram também a ser produzidas as centrais de ar condicionado para residências (KLIMARS, on line).

Figura 1: Primeiro aparelho de ar condicionado. Fonte: http://www.us4ar.com.br/origem. html#

Na década seguinte, o ar condicionado não...
tracking img