Qualidade de vida x qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA NOSSA SENHORA DAS DORES

QUALIDADE DE VIDA X QUALIDADE NO TRABALHO

Jaqueline Barboza, 13

ARTUR NOGUEIRA
2012
Sumário

Introdução 3
Qualidade de Vida 4
Qualidade No Trabalho 5
Considerações Finais 7




Introdução

O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando, a cada dia, mais destaque nas publicações sobre Administração e Psicologia do Trabalho, anível mundial e, mais recentemente, no Brasil, com um grande avanço após a divulgação das modernas técnicas administrativas, utilizadas principalmente no Japão, voltadas para o alcance da Qualidade Total.
As diversas abordagens teóricas sobre QVT denotam uma preocupação marcante com os aspectos internos da organização, particularmente, com o desenho do cargo e as condições físicas do ambiente detrabalho. Neste contexto, o homem tende a ser enfocado apenas como um ser produtivo, sendo deixado de lado o ser humano total, que interage não só com o ambiente organizacional, mas principalmente, com o ambiente externo que abrange, entre outros aspectos, a família, os amigos, e as atividades de cultura, lazer e religião.

Qualidade de Vida

Nunca, como nos dias de hoje, fala-se tanto sobrequalidade de vida. Abrimos o caderno de imóveis e lá está o anúncio: “venha morar no parque X e tenha mais qualidade de vida”. No caderno de empregos: “indústria Y procura alguém para tal cargo e oferece as seguintes vantagens (tal ...tal ... tal ...) visando uma melhor qualidade de vida”.
Mas, afinal, o que é qualidade de vida? Seria trabalhar em uma das “100 melhores empresas” ou morar em um locallonge da cidade, no meio de um parque e rodeado de árvores?
Não, claro que não. Qualidade de vida são escolhas. Escolhas para desenvolver hábitos saudáveis físicos, mentais, emocionais e espirituais. De que adianta malhar na academia três vezes por semana e continuar fumando? Ou morar em um condomínio bucólico e ser um estressado crônico?
Por isso, qualidade de vida é algo individual. Existempessoas que não conseguem viver em locais distantes e calmos, que não frequentam academias e que nem por isso deixam de trabalhar com prazer. O que precisamos, em realidade, é saber manter um equilíbrio e não cometer excessos.
Podemos, sim, levar uma vida saudável que abranja as dimensões física, mental, emocional e espiritual, desde que essa seja a nossa escolha. E, se assim decidimos, devemosbuscar o máximo de informações sobre como alcançar e manter este equilíbrio.
Está claro que a modernidade trouxe ao ser humano ansiedades, incertezas, confusões, mudanças, etc., e isto está ocorrendo diariamente e de forma muito rápida. Em qualquer atividade humana vive-se sobrecarregado de informações, opções, escolhas que poderão nos comprometer física e mentalmente devido ao estresse que tudoisso acarreta. No desempenho da nossa atividade profissional, isto não é diferente. Atualmente, em um mundo globalizado como o nosso, trabalha-se em função de uma produtividade cada vez maior em espaços de tempo cada vez menores. A internet diminuiu as distâncias; o mercado trabalha com as pontas dos dedos em um teclado; e isto sem considerar outros aspectos como o downsizing, terceirização,reengenharia, etc. Poder-se-ia até pensar se o melhor não seria se tudo fosse pelos ares para que recomeçássemos de uma forma mais saudável e mais racional.
Qualidade No Trabalho

A origem do movimento de qualidade de vida no trabalho  começou em 1950, com o surgimento da abordagem sócio-técnica. Somente na década de 60, tomaram impulsos, iniciativas de cientistas sociais, líderes sindicais,empresários e governantes, na busca de melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar só efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dos trabalhadores. Entretanto, a expressão qualidade de vida no trabalho só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, então com isso surge um movimento pela qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA, devido à preocupação...
tracking img